Soldado americano puxa criança afegã por cima de muro de aeroporto em Cabul

Tumulto registrado no aeroporto internacional Hamid Karzai no último domingo (15) resultou na morte de 12 pessoas

Reuters

Ouvir notícia

Um soldado americano ajudou a passar uma criança por cima de um muro no aeroporto internacional de Cabul nesta terça-feira (17) em meio ao caos de uma multidão de afegãos que tenta fugir do domínio do Talibã.

Desde que o Talibã entrou em Cabul no fim de semana, cenas de caos se desenrolaram enquanto milhares tentam partir, temendo um retorno à interpretação conservadora da lei islâmica imposta durante o regime anterior do Talibã no país, que terminou há 20 anos.

Soldado americano puxa criança afegã por cima de muro de aeroporto em Cabul
Soldado americano puxa criança afegã por cima de muro de aeroporto em Cabul
Foto: Reprodução/CNN Brasil (19.ago.2021)

Soldados americanos disparam gás lacrimogêneo para conter multidão 

As forças dos EUA dispararam gás lacrimogêneo em pessoas nas proximidades do aeroporto de Cabul na noite desta quarta-feira (18) para dispersar a multidão que tentavam fugir do regime do Talibã.

As cenas no aeroporto de Cabul nesta semana chamaram a atenção do mundo. No último domingo (15), ao menos 12 pessoas morreram durante o tumulto – segundo fontes e testemunhas, alguns afegãos morreram pisoteados e outros foram atingidos por tiros.

Fotos – A crise no Afeganistão

Desde que o Talibã entrou em Cabul no fim de semana, cenas de caos se desenrolaram enquanto milhares tentam partir, temendo um retorno à interpretação conservadora da lei islâmica imposta durante o regime anterior do Talibã, que terminou há 20 anos.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, disse que as forças dos EUA permaneceriam até que a evacuação dos americanos e aliados fosse concluída, mesmo que isso significasse ficar além do prazo de 31 de agosto para a retirada total dos EUA.

Linha do tempo – O Talibã no Afeganistão

 

Mais Recentes da CNN