Suspeito de balear o influenciador Charlie Kirk foi preso, diz FBI
Em entrevista coletiva, o governador de Utah disse que as autoridades estão investigando informações relacionadas ao tiroteio

O suspeito de atirar e matar o ativista conservador Charlie Kirk nesta quarta-feira (10) foi preso, anunciou o diretor do FBI, Kash Patel.
"O suspeito do terrível tiroteio de hoje, que tirou a vida de Charlie Kirk, está preso. Agradecemos às autoridades locais e estaduais de Utah pela parceria com o @fbi", escreveu Patel em uma publicação no X.
Após o anúncio, Patel disse que pessoa "foi liberada após um interrogatório pelas autoridades policiais".
O governador de Utah, Spencer Cox disse que as autoridades estão "procurando ativamente por qualquer pessoa que tenha qualquer informação possível relacionada ao tiroteio".
Ele acrescentou que neste momento, não há informações que confirmem o envolvimento de mais de uma pessoa no ataque.
A atual pessoa de interesse não é a mesma que, segundo o Comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, foi detida brevemente no início desta tarde. Essa pessoa foi posteriormente liberada por não ser a "pessoa de interesse exata".
"Ele foi liberado da custódia após identificarmos que ele não correspondia ao suspeito do tiroteio e não era uma pessoa de interesse exata. No entanto, ele foi autuado na cadeia do condado pelo Departamento de Polícia da Universidade de Utah Valley por obstrução da justiça. Ainda temos uma investigação em andamento sobre a pessoa de interesse", disse Mason em uma coletiva de imprensa.
O comissário acrescentou que o Departamento de Segurança Pública de Utah e o FBI estão coliderando a investigação criminal sobre o assassinato de Kirk.
O influenciador participava de um evento na Universidade Utah Valley. Kirk foi convidado por um grupo de estudantes e discursava por volta das 13h, no horário local, quando um tiro foi disparado de um prédio do campus a cerca de 180 metros de onde estava.
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Kirk é um dos ativistas pró-Trump mais proeminentes dos EUA. Ele conquistou milhares de fãs e foi cofundador da Turning Point USA, uma organização que defende políticas conservadoras em campi no ensino médio e universitários, em 2012.