Tailândia fará testes em humanos de vacinas contra a Covid-19 via spray nasal
Os testes devem começar até o final do ano, após resultados promissores em estudos envolvendo ratos

Duas vacinas contra o coronavírus administradas usando spray nasal em desenvolvimento na Tailândia devem começar os testes em humanos até o final deste ano, após resultados promissores em testes envolvendo ratos, disse um funcionário do governo na quarta-feira (11).
Desenvolvidas pelo Centro Nacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, as vacinas são feitas com base em adenovírus e no vírus da gripe, disse a porta-voz do governo Ratchada Thanadirek.
Depois de realizar testes em ratos, a primeira fase dos testes em humanos deve começar no final deste ano, enquanto se aguarda a aprovação do regulador de alimentos e medicamentos, disse ela.
Os testes também testarão a proteção contra a variante Delta, disse Ratchada, com a segunda fase prevista para março do próximo ano e uma meta de produção para uso mais amplo em meados de 2022, se os resultados forem bons, disse ela.
A pesquisa vem sendo feita em países ao redor do mundo para desenvolver sprays nasais para ajudar a prevenir e tratar Covid-19, especialmente porque o revestimento do nariz foi identificado como um ponto de entrada chave para o vírus.
Outras vacinas da Tailândia, a vacina mRNA da Universidade Chulalongkorn e outra vacina, feita a partir de um vírus inativado e que está sendo desenvolvida pela Universidade Mahidol, devem iniciar os testes em humanos de segunda fase neste mês.
A campanha de vacinação da Tailândia até agora tem contado com as vacinas chinesas Sinovac, AstraZeneca e Sinopharm. As vacinas Pfizer/BioNTech estão sendo administradas como uma terceira dose de reforço para profissionais da área médica que receberam duas doses de Sinovac.
O ministro da Saúde, Anutin Charnvirakul, disse na quarta-feira que 32,5 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech devem ser entregues este ano, composta por um pedido de 30 milhões de doses e injeções doadas dos Estados Unidos.
Cerca de 6,8% da população da Tailândia de mais de 66 milhões de pessoas recebeu duas doses de uma vacina.