Talibã diz ter assumido controle da 19.ª capital provincial do Afeganistão

Segundo porta-voz, grupo avançou em Gardez, capital de Paktia, e dominou gabinete do governador, sede da polícia e centro de inteligência da cidade

Afegão vende bandeiras do Talibã na cidade de Herat, no oeste de Cabul
Afegão vende bandeiras do Talibã na cidade de Herat, no oeste de Cabul Foto: Hamed Sarfarazi - 14.ago.2021/AP

Tim Lister, da CNN

Ouvir notícia

O Talibã afirmou neste sábado (14) que capturou a cidade Gardez, capital provincial do Afeganistão. Se confirmada, será a 19.ª das 34 capitais provinciais do país a cair nas mãos do grupo extremista.

A possível captura de Gardez, capital de Paktia, ocorre no momento em que o Talibã avança em direção a capital afegã, Cabul.

O porta-voz do grupo, Zabihullah, disse que o gabinete do governador, a sede da polícia, o centro de inteligência e todas as suas instalações em Gardez estão sob controle do grupo.

“Um grande número de armas e equipamentos caiu nas mãos de Mujahideen”, tuitou, usando o termo que os extremistas usam para se referir aos militantes islâmicos.

Zabihullah disse que o Talibã agora avançando em direção à base do 203.º Thunder Corps, a unidade do Exército do Afeganistão que defendia Gardez.

Até o momento, o governo afegão não se manifestou sobre as alegações do Talibã sobre Gardez, mas imagens e vídeos da cidade compartilhadaos na internet mostram combatentes do grupo nas ruas. Os vídeos também mostram dezenas de homens fugindo da prisão da cidade.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN