Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade Idalia ganha força e deve atingir Flórida como furacão

    Evento obrigou as autoridades do estado a tomar medidas como evacuação de áreas, fechamento de escolas e mobilização de equipes de resgate

    Nouran SalahiehRobert ShackelfordJoe Suttonda CNN

    A tempestade tropical Idalia está se fortalecendo rapidamente à medida que se aproxima da Flórida, EUA, e poderá tornar-se uma perigosa tempestade de categoria 3 – ventos com velocidades de até 209 km/h e ondas de até 3,6 metros – à medida que se aproxima da costa.

    Espera-se que a tempestade Idalia se intensifique para um furacão nesta segunda-feira (28) e chegue à costa na manhã da quarta-feira (30) perto da região costeira Big Bend da Flórida, como um grande furacão, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

    À medida que o fenômeno se intensifica, “tempestades que oferecem risco à vida e ventos perigosos” estão “se tornando cada vez mais prováveis ​​em partes da Flórida”, disse o centro de furacões na manhã desta segunda-feira (28).

    A chegada prevista da tempestade levou a Flórida a mobilizar equipes rápidas de resgate aquático, enquanto as autoridades locais pediam evacuações, anunciavam o fechamento de escolas e alertavam os moradores para prepararem suas propriedades.

    A tempestade está a 144 quilômetros da ponta oeste de Cuba, provocando ventos de 104 km/h, disse o centro de furacões em uma atualização.

    “Idalia tem se movido de forma irregular e está quase parada”, acrescentou o centro de furacões. “Espera-se que um movimento em direção ao norte-nordeste e ao norte comece ainda hoje, trazendo o centro de Idalia sobre o extremo sudeste do Golfo do México até esta noite.”

    Ao longo da costa do Golfo da Flórida, um alerta de furacão foi emitido de Englewood para India Pass, incluindo Tampa Bay, de acordo com o centro de furacões. Um alerta de tempestade tropical também está em vigor para Dry Tortugas, Flórida, enquanto um alerta de tempestade tropical foi emitido para Lower Florida Keys, a oeste da extremidade de Seven Mile Bridge.

    “Deve-se enfatizar que apenas um pequeno desvio na trajetória poderia causar uma grande mudança na localização de Idalia na Flórida devido à trajetória paralela à costa oeste do estado”, observou o centro de furacões.

    Condições de tempestades tropicais são possíveis na ilha Dry Tortugas começando na noite de segunda-feira e ao longo da costa do Golfo da Flórida na terça-feira.

    A Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida instou as pessoas sob ameaça de tempestade a definirem planos de evacuação, caso uma ordem de evacuação seja emitida.

    “As tempestades costumam ser a maior ameaça de um furacão à vida e à propriedade”, alertou a agência. “Isso acontece rapidamente e pode colocar você, sua família e sua casa em perigo.”

    Com a previsão atual da Idalia, o oeste de Cuba deverá apresentar condições de furacão no final da segunda-feira. O governo de Cuba atualizou o alerta de tempestade tropical na cidade de Pinar del Rio para alerta de furacão.

    “Os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser concluídos às pressas”, disse o centro de furacões.

    À medida que a tempestade se aproxima, prevê-se que a área da Baía de Tampa registre uma tempestade de 4 a 7 pés acima dos níveis normais das marés. Espera-se que a maior tempestade ocorra na área de Big Bend, na Flórida, onde o nível do oceano pode chegar a 3 metros acima da maré normal.

    Quando a subida das águas se move para o interior a partir da costa, as áreas normalmente secas perto da costa podem ficar inundadas, de acordo com o centro de furacões.

    Flashes dispersos e inundações urbanas também são esperados em partes da costa oeste da Flórida, no Panhandle da Flórida e no sul da Geórgia, já que a tempestade tropical Idalia reduz chuvas fortes de 7 a 15 centímetros, com quantidades isoladas de até 25 centímetros, de terça a quarta-feira.

    Chuvas fortes também podem causar inundações repentinas em partes da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, de quarta a quinta-feira.

    O oeste de Cuba também poderá ver de 7 a 15 centímetros de chuva, com quantidades isoladas de até 25 centímetros.

    A Flórida se prepara

    O governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu aos moradores no domingo que “prestem atenção aos avisos das autoridades locais” enquanto o estado se prepara para a chegada da tempestade Idalia.

    “Nosso centro de operações de emergência aqui em Tallahassee irá para o Nível 1, 24 horas por dia”, a partir da manhã de hoje, disse DeSantis.

    Cidadãos se preparam para a tempestade que pode gerar ventos de até 209 km/h / CNN

    Em preparação, 1.100 guardas nacionais foram mobilizados com veículos e aeronaves em águas altas para esforços de resgate e recuperação, disse DeSantis. A Patrulha Rodoviária da Flórida também tem 300 soldados prontos para serem destacados.

    As empresas de energia também começarão a recrutar pessoal nesta segunda-feira, segundo o governador.

    “Se você estiver no caminho da tempestade, deverá esperar quedas de energia, então, por favor, prepare-se para isso”, disse o governador aos moradores.

    O condado de Hillsborough, onde está localizada a cidade de Tampa, declarou estado de emergência antes dos possíveis impactos da tempestade.

    O estado de emergência também foi declarado no domingo para o condado de Citrus, onde as escolas terão horário de meio período na segunda-feira e permanecerão fechadas de terça a quarta-feira.

    “Todos os cidadãos e empresas do condado de Citrus devem estar preparados para os impactos das tempestades — os residentes que vivem como campistas, em veículos recreativos, tendas e outras estruturas incapazes de resistir aos ventos de uma tempestade tropical ou ao longo do lado oeste da US Hwy 19 são aconselhados a voluntariamente evacuar”, disse o condado.

    As escolas do condado de Hernando também estarão fechadas de segunda a quarta por causa da tempestade, de acordo com o Departamento de Educação da Flórida.

    Evacuações voluntárias foram emitidas no domingo para algumas áreas do condado de Hernando no domingo. “Todos os residentes que vivem em áreas costeiras e baixas, bem como casas pré-fabricadas em todo o condado, estão incluídos”, disse o condado numa publicação no Facebook.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original