Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestades e tornados danificam casas no Texas e forçam retiradas de moradores

    Cidades registraram volumes de chuvas considerados históricos

    Inundações em Livingston, no Texas
    Inundações em Livingston, no Texas Drone Bros via CNN Newsource

    Da CNN

    As enchentes estão se intensificando no Texas, nos Estados Unidos, após fortes tempestades, arrastando veículos, danificando casas e provocando retiradas.

    As chuvas desta semana foram o caso mais recente de uma série de eventos climáticos que atingiram o Texas desde o início de abril.

    Dezenas de tornados foram registrados de ponta a ponta do estado, com áreas registrando queda de granizo do tamanho de bola de softball.

    Além disso, o volume de chuva equivalente a meses caiu no leste do Texas, fazendo com que rios registrassem maiores níveis desde do furacão Harvey em 2017.

    Algumas comunidades ao norte da cidade de Houston registraram volume de chuvas equivalente a quase dois meses na quinta-feira (2). Estradas ficaram submersas e rios transbordaram.

    Condados inundados

    No condado de Walker, as autoridades pontuaram que as inundações foram históricas.

    “Esta foi uma inundação histórica para o condado de Walker. Houve mais inundação do que durante o furacão Harvey”, ressaltou Sherri Pegoda, vice-coordenadora de gerenciamento de emergências do condado, à CNN.

    De acordo com Pegoda, duas comunidades estão inundadas ao longo do rio Trinity e só são acessíveis com veículos altos.

    “Quase todas as estradas no condado de Walker ficaram completamente submersas na noite de segunda e terça-feira. Ainda temos aproximadamente 43 estradas que estão inundadas com grandes desmoronamentos e algumas pontes que foram comprometidas”, informou.

    Ao menos 42 resgates foram realizados no condado desde 28 de abril, acrescentou ela.

    Enquanto isso, no condado de Polk, cerca de 700 casas foram inundadas, de acordo com autoridades de gestão de emergências, que alertaram que mais chuvas poderiam aumentar as enchentes nos próximos dias.

    No total, 1.000 casas estão em uma zona de retirada obrigatória no condado, disse a juíza do condado de Polk, Sydney Murphy, à CNN. O alerta de enchentes permanece em vigor nesta sexta-feira (3).

    A juíza pontuou que as autoridades estão preocupadas e atentas ao que estava acontecendo ao norte do condado e o impacto das inundações.

    “Devido às chuvas contínuas no leste do Texas e ao aumento dos níveis em riachos e rios, os níveis de inundação podem aumentar”, advertiu recentemente o escritório de gerenciamento de emergências em uma postagem no Facebook.

    Por favor, permaneça atento às mudanças nos níveis de inundação ao longo do Rio Trinity e em TODAS as áreas baixas. Se você deseja sair de onde estar, faça-o agora!”, alertou.

    Mais de um terço dos condados em alerta

    Retiradas obrigatórias foram ordenadas na quinta-feira em partes do condado de Harris, ao norte de Houston, para residentes no lado leste de East Fork do rio San Jacinto.

    O rio atingiu um grande nível de enchente na quinta-feira e está previsto ter o ápice na manhã de sábado, poucos metros abaixo do nível recorde durante o Harvey.

    “Pedimos que você saia desta área… esta é uma situação de risco de vida”, destacou juíza do condado de Harris, Lina Hidalgo, em entrevista coletiva.

    A previsão de aumento da água impactará estruturas elevadas e poderá subir até atingir telhados ou linhas de energia, de acordo com Hidalgo.

    Retiradas obrigatórias devido às inundações também foram ordenadas para partes do condado de San Jacinto e do condado de Polk, com retiradas voluntárias para o condado de Montgomery.

    Os alertas de desastres estão ativos em mais de um terço dos condados do Texas, depois que o governador Greg Abbott expandiu as declarações relacionadas à tempestade em resposta às enchentes, de acordo com um comunicado à imprensa.

    Mais condados podem emitir advertências nos próximos dias, especialmente com mais tempestades previstas.

    Partes do leste do Texas receberam de três a sete vezes a precipitação normal nas últimas três a quatro semanas. Os ários episódios de fortes chuvas encharcaram o solo, tornando muitas áreas extremamente propensas a inundações repentinas.

    Quase trinta centímetros de chuva caíram em alguns pontos na madrugada de quinta para sexta-feira, piorando a situação. A chuva continuará até a noite desta sexta, e são possíveis 2,5 a 5 cm de chuva.

    As piores inundações aconteceram no sudeste do Texas, onde pelo menos uma dúzia de rios, incluindo partes dos rios San Jacinto e Trinity, estavam em fase de grande inundação, o nível mais alto, na manhã desta sexta-feira.

    A previsão é de que vários outros locais terão grandes enchentes no fim de semana e poderão bater ou exceder níveis recordes estabelecidos durante o Furacão Harvey.

    O furacão Harvey criou um desastre generalizado de enchentes em Houston.

    Embora as inundações contínuas desta semana sejam significativas, são muito menos generalizadas e ocorrem ao norte de onde caiu a pior chuva do Harvey.

    Fortes tempestades atingiram todo o estado

    À medida que chuvas torrenciais inundavam o leste do Texas, fortes tempestades provocaram tornados ao norte e ao sul da área de Abilene, no oeste do Texas. Houve oito relatos de tornados na quinta-feira, de acordo com o Storm Prediction Center, uma organização de monitoramento desses fenômenos.

    Um tornado “grande e extremamente perigoso” atingiu as cidades de Hodges e Hawley na noite de quinta-feira.

    Cerca de 30 casas em Hawley foram destruídas. Carros também sofreram danos causados ​​por destroços.

    Houve “vários” feridos, mas nenhuma morte foi registrada até a manhã desta sexta-feira, disse o chefe de polícia de Hawley, Brad Wilson, à CNN.

    Ao menos um distrito escolar da área está permitindo que os alunos estudem em casa.

    “A comunidade de Hawley foi duramente atingida e temos várias famílias que perderam suas casas”, destacou o Distrito Escolar Independente de Hawley em uma postagem no Facebook.

    Mais tempestades severas podem acontecer no Texas na tarde ou noite desta sexta-feira. Risco de nível 3 para tempestades severas está em vigor em partes do centro-oeste do Texas, incluindo áreas que foram duramente atingidas na quinta. O valor máximo da escala é 5.