Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestades e tornados deixam ao menos 23 mortos nos EUA

    Mais de 100 milhões de pessoas em grandes áreas do país estavam sob a ameaça de grandes granizos, fortes ventos e tempestades no fim de semana

    Residentes tentam limpar área com a ajuda de familiares e amigos após tornado destrutivo em 23 de maio de 2024, em Greenfield, Iowa, nos EUA
    Residentes tentam limpar área com a ajuda de familiares e amigos após tornado destrutivo em 23 de maio de 2024, em Greenfield, Iowa, nos EUA Scott Olson/Getty Images

    Da CNN

    Pelo menos 23 pessoas, incluindo quatro crianças, morreram em quatro estados após tornados terem atingido o centro dos Estados Unidos durante a noite e enquanto milhões enfrentam ameaças climáticas severas durante o resto do fim de semana do Memorial Day.

    Pouco menos de 109 milhões de pessoas em grandes áreas dos EUA estavam sob a ameaça de grandes granizos, ventos prejudiciais e fortes tempestades no domingo (26), principalmente nos vales dos rios Mid-Mississippi, Ohio e Tennessee.

    À medida que as tempestades se movem para leste, o Centro de Previsão de Tempestades alertou sobre “tornados violentos, granizo extremo e corredores de danos generalizados pelo vento”.

    O presidente Joe Biden foi informado sobre as tempestades.

    Um alerta intensificado de tornado considerado como uma rara “situação particularmente perigosa”, alertando para “vários tornados e pouca probabilidade intensa” entrou em vigor no domingo, de acordo com o Storm Prediction Center.

    Este é um tipo especial de alerta de tornado emitido apenas quando há uma confiança excepcionalmente alta no potencial de múltiplos tornados de pelo menos força EF2 e de longa duração na área, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

    O Corpo de Bombeiros da cidade de Denton (Texas) compartilha uma foto de um prédio danificado após o mau tempo relatado na área / Corpo de Bombeiros da cidade de Denton

    As tempestades de supercélulas que disparam na área de observação também serão capazes de causar grandes granizos maiores do que o tamanho de bolas de beisebol e rajadas de vento prejudiciais de até aproximadamente 121 km/h.

    “Intensas tempestades de supercélulas continuarão a se desenvolver em toda a área de observação durante esta noite. Vários tornados são prováveis, alguns dos quais deverão ser intensos. Também é provável que haja granizo muito grande, juntamente com o risco de rajadas de vento prejudiciais potencialmente significativas”, afirma o Centro de Previsão de Tempestades.

    Biden envia condolências às vítimas da tempestade

    Num comunicado no domingo, o presidente Joe Biden enviou condolências às pessoas mortas nas tempestades do fim de semana e a “todos os que foram afetados”, e agradeceu aos socorristas e ao pessoal de emergência pelo seu trabalho.

    Jill e eu estamos orando por aqueles que perderam tragicamente suas vidas como resultado de tornados devastadores que devastaram o Texas, Arkansas e Oklahoma, arrasando comunidades inteiras e deixando um rastro de destruição em seu rastro”, disse o comunicado do presidente.

    “Isso ocorre em um momento em que as comunidades do Centro-Oeste e do Sul ainda sofrem com tempestades mortais e condições climáticas severas”, acrescentou.

    Autoridades federais de gestão de emergências estão conduzindo avaliações de danos e “estamos prontos para fornecer apoio conforme necessário”, disse Biden.

    (Com informações de Dalia Faheid, Paradise Afshar, Ashley R. Williams, Elisa Raffa, Joe Sutton e Samantha Waldenberg, da CNN)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original