Terceiro dia do Jubileu de Platina tem shows e ausência da rainha

Rainha sentiu desconfortos na mobilidade e preferiu não comparecer a algumas das comemorações; noite terá apresentação de Queen e Diana Ross

Princesa Anne, segunda filha da rainha, representa a coroa britânica na corrida de cavalos em Epsom
Princesa Anne, segunda filha da rainha, representa a coroa britânica na corrida de cavalos em Epsom Getty Images

Luana Franzãoda CNN*

Em São Paulo

Ouvir notícia

No terceiro dia do Jubileu de Platina, que comemora os 70 anos da Rainha Elizabeth II no trono britânico, a ausência da monarca foi sentida em mais uma das festividades: a corrida de cavalos em Epsom, na Inglaterra.

A rainha faltou apenas quatro vezes na corrida desde 1952, quando assumiu a coroa. O palácio de Buckingham anunciou na sexta-feira (3) que a principal homenageada do feriado, de 96 anos, não participaria do evento. Em seu lugar, a princesa Anne, segunda filha de Elizabeth, assistiu à competição pela manhã.

Durante a corrida, manifestantes protestaram contra a monarquia e foram retirados do local.

De acordo com o divulgado pelo palácio, a rainha sentiu desconfortos na mobilidade e preferiu não comparecer a algumas das comemorações.

Segundo comunicado da família real, a rainha assistiu ao programa por uma televisão em sua residência.

A paixão da monarca por esportes com cavalos não é segredo, e alguns animais que a pertecem deveriam participar do derby em Epsom, mas foram retirados da competição devido a lesões.

Elizabeth se ausentou na sexta-feira da missa em ação de graças em homenagem a seu reinado, onde sua presença era esperada. Outros rostos da realeza, no entanto, foram vistos no evento fechado ao público: príncipe Charles e sua esposa Camilla, príncipe William e Kate Middleton, além de Meghan Markle e o príncipe Harry – presença que era incerta no Jubileu após o casal abrir mão dos deveres reais e mudar-se para os Estados Unidos.

Eles não apareceram junto à soberana durante a parada Trooping the Colour na quinta-feira (2), evento que abriu as celebrações do feriado, na tradicional varanda do palácio de Buckingham. A rainha havia decidido previamente que apenas membros ativos da realeza participariam do momento.

“Platinum Party at the Palace”

Para a noite de sábado está programado um show em frente à residência oficial da rainha, o palácio de Buckingham.

Serão montados três palcos e uma multidão de cerca de 22 mil pessoas poderá assistir a performances de diversos artistas.

Pessoas começam a se acumular em frente ao palácio de Buckingham para os shows do Platinum Party at the Palace / PA Images via Getty Images

Entre as atrações estão a abertura com Queen + Adam Lambert, Alicia Keys, Hans Zimmer, George Ezra, Duran Duran, Andrea Bocelli e uma performance remota de Elton John – condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth, o que lhe dá direito ao almejado título de “sir”. A cantora Diana Ross encerra a noite.

O compositor e produtor de musicais britânico Andew Lloyd Webber criou um número especial para o evento, com participação do ator e diretor Lin-Manuel Miranda e membros dos elencos de “Fantasma da Ópera”, “Hamilton”, “Six” e “Rei Leão”.

*Sob supervisão

Mais Recentes da CNN