Termina a reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira nos EUA

Chanceleres fizeram duas reuniões: uma que durou cerca de 15 minutos e outra expandida que teve aproximadamente 50 minutos

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

As reuniões entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler Mauro Vieira terminaram em Washington. É esperado que o ministro brasileiro faça um pronunciamento às 18h, no horário de Brasília.

Os dois chanceleres fizeram uma primeira conversa, que durou cerca de 15 minutos. Em seguida, partiram para outra reunião expandida, que durou aproximadamente 50 minutos.

Mauro Vieira conversa com Marco Rubio nos Estados Unidos • Embaixada do Brasil
Mauro Vieira conversa com Marco Rubio nos Estados Unidos • Embaixada do Brasil

O tema principal das conversas foi o tarifaço do presidente Donald Trump contra o Brasil, porém questões geopolíticas, incluindo a tensão com a Venezuela, a China e a guerra na Ucrânia e o Brics também podem ter sido abordados.

Na reunião ampliada, estavam presentes representando o Brasil além de Vieira:

  • Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no Brics
  • Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores
  • Joel Sampaio, Chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social

Já pelo lado dos Estados Unidos, também estava presente, além de Rubio, o representante comercial Jamieson Greer.

O encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio marca o início de negociações entre Brasil e Estados Unidos e serve como preparação para um possível encontro entre Lula e Trump.

*Em atualização