Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta de tsunami é dispensado após terremoto de magnitude 8,2 atingir Alasca

    O terremoto ocorreu às 22h15 do horário local a uma profundidade de 35 quilômetros

    Shubham Kalia, da Reuters

    Ouvir notícia

    Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a Península do Alasca na noite de quarta-feira (27), gerando alertas de tsunami na região. As informações preliminares são das autoridades locais.

    O U.S. Geological Survey (USGS) informou que o terremoto ocorreu às 22h15, a uma profundidade de 35 quilômetros. A magnitude estimada é de 8,2. Inicialmente, o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo apontou 7,2.

    Após os tremores, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami (NTWC) do Alasca emitiu avisos para o sul, a Península e as áreas costeiras do Pacífico da entrada Hinchinbrook para a passagem Unimak. No entanto, os avisos foram posteriormente derrubados tanto para a península quanto para o resto do Pacífico.

    Os estados americanos da Califórnia, Oregon e Washington, além da província canadense da Colúmbia Britânica, não devem ter nenhuma ameaça significante de tsunamis, afirmou o coordenador do NTWC, Dave Snider.

    “Devem existir alguns danos mínimos em algumas localidades no Alasca, mas um tsunami significante e um prejuízo maior não são esperados”, afirmou. 

    Enquanto tremores superficiais próximos a áreas populosas podem ser extremamente perigosos, eles geralmente não apresentam uma ameaça real para gerar tsunamis.

    “Foi realmente uma sorte, porque a magnitude de 8.2 é realmente grande para gerar ondas consideráveis, especialmente nessa localização do mundo”, acrescentou. 

    Mais Recentes da CNN