Terremoto de 6,0 graus na Indonésia causa destruição

Terremoto matou ao menos uma pessoa e danificou edifícios em várias cidades, segundo a mídia local

Pessoas vão às ruas no momento do terremoto em Java, na Indonésia
Pessoas vão às ruas no momento do terremoto em Java, na Indonésia Foto: Newsource/Reprodução

Bernadette Christina Munthe, Gayatri Suroyo, da Reuters, em Jacarta e Shubham Kalia em Bengaluru

Ouvir notícia

Um terremoto de magnitude 6,0 graus na ilha de Java, na Indonésia, neste sábado (10), matou ao menos uma pessoa e danificou edifícios em várias cidades, segundo a mídia local. 

O terremoto foi sentido em cidades e vilas ao longo de Java Oriental, onde vivem 40,7 milhões de pessoas, e províncias próximas, incluindo a ilha turística de Bali, informou a mídia indonésia.

Uma pessoa morreu em Lumajang após ser atingida por uma pedra que caiu, disse o site de notícias Detik.com, citando um funcionário do desastre da cidade.

Houve tremores secundários, mas não havia risco de tsunami, disse a agência de geofísica indonésia BMKG.

Relatos de danos incluíram prédios parlamentares, uma escola, um hospital e casas em várias cidades, enquanto uma grande estátua de gorila em um parque de diversões na cidade de Batu perdeu a cabeça.

A agência nacional de desastres disse que as autoridades ainda estão avaliando os danos.

O terremoto ocorreu no Oceano Índico, a 91 km (57 milhas) da costa sul de Java Oriental. Ele tinha uma magnitude de 5,9 a uma profundidade de 96 km, disse o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, após dizer inicialmente que a magnitude era de 6,8.

O vídeo compartilhado por usuários nas redes sociais mostrou pessoas correndo para fora de um shopping center na cidade de Malang em meio a um forte tremor.

“Senti o terremoto duas vezes, na primeira por dois segundos e depois parou, mas depois tremeu novamente por cinco segundos”, disse Edo Afizal, recepcionista de um hotel em Blitar, à Reuters por telefone.

A Indonésia foi atingida na semana passada pelo ciclone tropical Seroja, que provocou deslizamentos de terra e inundações repentinas, matando mais de 160 pessoas nas ilhas da província de Nusa Tenggara Oriental.

Ocupando o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a Indonésia é regularmente atingida por terremotos. Um terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a ilha de Sulawesi em janeiro matou mais de 100 pessoas. 

Mais Recentes da CNN