Terremoto de magnitude 6,2 deixa mortos na Indonésia

O epicentro do terremoto foi a seis quilômetros a nordeste da cidade de Majene, a uma profundidade de 10 quilômetros

Da Reuters

Ouvir notícia

 

Um terremoto de magnitude 6,2 na ilha de Sulawesi, na Indonésia, matou pelo menos 35 pessoas, feriu centenas e danificou muitos prédios na sexta-feira, disse a agência de mitigação de desastres do país, enquanto moradores em pânico fugiam para áreas mais seguras.

O epicentro do terremoto foi a seis quilômetros a nordeste da cidade de Majene, a uma profundidade de 10 quilômetros.

 

Estrela no mapa mostra localização da ilha de Sulawesi, na Indonésia
Estrela no mapa mostra localização da ilha de Sulawesi, na Indonésia
Foto: USGS/ Reprodução

Informações iniciais da agência de mitigação de desastres do país mostraram que 42 pessoas morreram e mais de 820 outras ficaram feridas em Majene, enquanto houve mais três mortos e duas dezenas de feridos na área vizinha de Mamuju.

Milhares fugiram de suas casas em busca de segurança quando o terremoto aconteceu logo após a 1h, horário local, na manhã de sexta-feira, danificando pelo menos 60 casas, disse a agência.

O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos, mas não disparou um alerta de tsunami.

Vídeos nas redes sociais mostraram moradores fugindo para um terreno mais alto em motocicletas e uma criança presa sob os escombros enquanto as pessoas tentavam remover os destroços com as próprias mãos.

Alguns prédios foram seriamente danificados, incluindo dois hotéis, o gabinete do governador de West Sulawesi e um shopping, Sudirman Samual, jornalista baseado em Mamuju, ao norte do epicentro, disse à Reuters.

O terremoto e os tremores secundários danificaram mais de 300 casas e dois hotéis, além de destruir um hospital e o gabinete de um governador regional, onde autoridades disseram à Reuters que várias pessoas ficaram presas sob os escombros.

Pelo menos uma rota para Mamuju foi cortada, disse ele, devido a danos em uma ponte.

Horas antes na quinta-feira, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o mesmo distrito danificando várias casas.

A atividade sísmica intensificada desencadeou três deslizamentos de terra, cortou o fornecimento de eletricidade e danificou pontes que ligam a centros regionais, como a cidade de Makassar. As fortes chuvas também pioraram as condições para quem buscava abrigo.

Ocupando o chamado ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, a Indonésia, uma nação de alta atividade tectônica, é regularmente atingida por terremotos.

Em 2018, um terremoto devastador de magnitude 6,2 e o subsequente tsunami atingiu a cidade de Palu, em Sulawesi, matando milhares de pessoas.

Mais Recentes da CNN