Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Terremoto na Turquia: equipes buscam sobreviventes em cenário de destruição

    O número de mortos subiu para 27; ao menos 804 pessoas ficaram feridas



     

    Equipes de resgate trabalham, neste sábado (31), na cidade turca de Izmir em busca de sobreviventes sob os escombros de prédios que desabaram depois que um terremoto de 7 graus de magnitude abalou o Mar Egeu na sexta (30). O número de mortos subiu para 27.

    Segundo as autoridades, 25 pessoas morreram em regiões costeiras no oeste da Turquia. As outras duas vítimas são dois adolescentes que foram mortos na ilha grega de Samos, após um muro cair sobre eles. 

    Assista e leia também:
    ‘Tudo em volta estava desmoronando’; confira relatos do terremoto em Izmir
    Conhecemos pessoas que vivem nos prédios que desmoronaram, diz brasileira
    Sentimos mais de 200 tremores depois do terremoto, diz brasileira em Izmir

    Ao menos 20 prédios em Izmir foram destruídos, informaram as autoridades. Emissoras de TV locais exibiram imagens de um delicado trabalho de resgate, no qual os bombeiros tentavam salvar uma mãe e o filho dela de 4 anos do que sobrou de um edifício.

    Operações de busca e resgate foram concluídas em oito prédios, mas ainda estão em andamento em outras nove áreas. Ao menos 804 pessoas ficaram feridas na Turquia, segundo a agência de desastres do país, atingido por cerca de 470 réplicas.

    Equipes de resgate buscam sobreviventes em cenário de destruição na Turquia
    Operações de busca e resgate foram concluídas em oito prédios, mas ainda estão em andamento em outras nove áreas
    Foto: Reprodução – 31.out.2020 / Reuters

    Mensagens de solidariedade

    Líderes da Turquia e da Grécia – que estão em uma disputa acirrada sobre os direitos de exploração do leste do Mediterrâneo – conversaram por telefone na sexta. Em uma rara demonstração de proximidade entre os dois países, os mandatários trocaram mensagens de solidariedade.

    “Liguei para o presidente [Recep Tayyip Erdogan] para oferecer minhas condolências pela trágica perda de vidas no terremoto que abalou nossos dois países. Sejam quais forem nossas diferenças, há momentos em que nosso povo precisa permanecer unido”, escreveu o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, no Twitter.

    “Ofereço minhas condolências a toda a Grécia em meu nome e do povo turco. A Turquia, também, está sempre pronta para ajudar a Grécia a curar suas feridas. Dois vizinhos mostrarem solidariedade em tempos difíceis é mais valioso do que muitas coisas na vida”, respondeu Erdogan na mesma rede social.

    Equipes de resgate buscam sobreviventes em cenário de destruição na Turquia
    Equipes de resgate buscam sobreviventes em cenário de destruição na Turquia
    Foto: Reprodução – 31.out.2020 / Reuters