Tornado deixa pelo menos 64 mortos em Kentucky, nos EUA, diz governador

Tempestade atingiu região central do país na noite de sexta-feira e madrugada de sábado; outras 105 pessoas estão desaparecidas

Derek Van DamTaylor WardTravis CaldwellAndy Roseda CNN*

Ouvir notícia

Pelo menos 64 pessoas morreram após um tornado atingir o sudoeste de Kentucky, nos Estados Unidos, na noite de sexta-feira (10) e na madrugada de sábado (11), segundo o governador Andy Beshear. Inicialmente, esperava-se que esse número fosse maior do que 70.

No entanto, nesta segunda-feira (13), Beshear afirmou que 64 pessoas foram confirmadas como mortas no estado e outras 105 estão desaparecidas.

A maior parte da destruição se concentrou no condado de Graves, disse ele, incluindo a cidade de Mayfield. “Atingiu Mayfield com a mesma força que qualquer outra cidade jamais foi atingida.”

O tornado foi o único entre diversos tornados que se formaram na madrugada de sábado (12), quando uma linha de fortes tempestades atingiu a região central dos Estados Unidos.

O governador disse que “dois reboques de trator cheios de água” estão indo para Mayfield para garantir que as pessoas tenham água potável. Beshear declarou estado de emergência durante a noite de sexta-feira (10), destacando a Guarda Nacional.

“Temos uma fábrica em Mayfield com um colapso do telhado que será um evento de grande número de vítimas”, disse Beshear à WLKY. Os edifícios atingidos incluem o Tribunal do Condado de Graves e a prisão adjacente.

Dois mortos em Arkansas, dizem as autoridades

Pelo menos 24 tornados foram registrados em cinco estados — Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee — de acordo com o NOAA Storm Prediction Center, com autoridades em Arkansas dizendo que pelo menos duas pessoas morreram.

O potencial para um clima mais severo continua durante o fim de semana à medida que o sistema se move para o leste, estendendo-se do norte da Louisiana ao sul de Ohio no início do sábado. Tornados na região são esperados até as 6h horário do leste dos EUA.

Um alerta de tornado foi emitido para a área metropolitana de Nashville por volta das 3 da manhã, horário local, pois “um tornado grande e extremamente perigoso foi localizado perto de Pegram, ou 7 milhas (cerca de 11 km) ao sul de Ashland City, movendo-se para o leste a 80 km/h”, de acordo com o National Weather.

Pelo menos uma pessoa foi morta em Monette, no nordeste do Arkansas, depois que um tornado danificou uma casa de saúde na sexta-feira (10), prendendo outras pessoas antes de serem resgatadas. Pelo menos 20 também ficaram feridos na instalação, disse o prefeito Bob Blankenship à CNN.

Outra pessoa foi morta nas proximidades de Leachville, quando uma mulher adulta estava “em uma loja da Dollar General quando a tempestade atingiu e eles não puderam sair”, disse o xerife do condado de Mississippi, Dale Cook, à CNN.

(*Texto traduzido. Clique aqui para ler original em inglês. Com informações da Reuters)

Mais Recentes da CNN