Tornado no Chile danifica centenas de casas e deixa ao menos 19 feridos

Aulas foram suspensas para todas as escolas do município nesta segunda-feira (26)

Christopher Ulloa e Mauricio Torres, da CNN
Tornado atinge cidde de Puerto Varas, no Chile  • Redes sociais
Compartilhar matéria

Um tornado que atingiu a comuna de Puerto Varas, no sul do Chile, deixou pelo menos 19 feridos e 250 casas danificadas, informou o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do país.

A instituição informou no domingo (25) que duas famílias estão foram acolhidas pelas autoridades. O serviço acrescentou que autoridades foram ao para avaliar os danos, incluindo 100 integrantes dos Carabineros (Polícia Nacional) e 10 da Polícia Investigativa.

O tornado atingiu uma velocidade máxima de 178 quilômetros por hora, segundo dados da Direção Meteorológica do Chile citados pela CNN Chile.

O Senapred declarou alerta vermelho para Puerto Varas devido à possível formação de novos tornados. As aulas foram suspensas para todas as escolas do município nesta segunda-feira (26).

A Superintendência de Eletricidade e Combustíveis (SEC) do Chile também informou que até o momento 11.550 clientes ficaram sem serviço de eletricidade na região afetada.

A diretora da instituição, Alicia Cebrián López, disse na tarde de domingo em um vídeo publicado no X que os cidadãos são aconselhados a se manterem informados pelos canais oficiais e que, caso observem ventos fortes, devem permanecer em ambientes fechados e se manterem longe de linhas de energia e janelas.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
espanholVer original 
Tópicos