Tornados no sul dos Estados Unidos deixam mortos e feridos

Número de vítimas ainda está sendo apurado pelas autoridades americanas

Da CNN, em São Paulo*

Ouvir notícia

Sete tornados atingiram o estado americano do Alabama nesta quinta-feira (25), no sul do país. Segundo autoridades, houve danos severos em várias cidades da região metropolitana de Birmingham. 

Foram confirmadas pelo menos cinco mortes no condado de Calhoun, afirmou à CNN o xerife Matthew Wade.

Na cidade de Pelham, a polícia confirmou danos ao complexo do centro cívido e a muitas casas, mas não houve relatos de feridos, de acordo com a porta-voz Aisnley Allison em uma transmissão ao vivo no Facebook, na qual foi possível ver árvores e postes de luz caídos nas ruas. No vídeo, telhados e quartos inteiros pareciam ter sido arrancados das casas. 

“É péssimo estar aqui. Precisamos orar pelas pessoas que vivem nesta comunidade e vieram ajudar na reconstrução”, disse Allison. “Como você deve imaginar, essas pessoas estão devastadas”. 

O escritório do Serviço Meteorológico Nacional na cidade de Birmingham emitiu alerta de emergência para tornado para as regiões sul e leste da cidade, nos distritos de Shelby e Jefferson, indicando o risco de um tornado com significativa potencial de impacto à vida humana e destruição catastrófica de propriedades. 

“Plano de segurança em tornado, pessoal”, escreveu o escritório no Twitter. “Abaixem-se e fiquem no meio do prédio. Não espere até o último minuto. Proteja-se agora!”.

A polícia da vizinhaça de Helena também reportou grandes danos. Todas as linhas de telefone do departamento de polícia caíram, disse o departamento no Twitter, recomendando que os moradores locais ligassem para o 911 caso precisassem de asistência. 

Mais de 24 mil consumidores do Alabama estão sem energia elétrica, de acordo com o site poweroutages.us.

Autoridades dizem que ‘situação é particularmente perigosa’

A ameaça potencial vai além da região de Birmingham: mais de 55 milhões de pessoas continuam sob risco de fortes tempestades desde a Costa do Golfo até a Pensilvânia, com tempestades esperadas para continuar noite adentro. 

O Centro de Previsão de Tempestades (SPC, na sigla em inglês) disse que há alto risco de tornados – nível 5 de 5 – para boa parte do norte do Alabama, incluindo Birmingham, Tuscaloosa e Huntsville. Esta é a pior previsão possível para tempestades severas. 

Embora seja muito raro que o SPC faça este tipo de projeção, esta é a segunda vez em que ela acontece em uma semana para a região Sul. 

A governadora do Alabama, Kay Ivey, emitiu alerta de emergência para 46 condados diante da expectativa de tempestade. No Tenessee, as cidades de Nashville e Chattanooga, com cinco milhões de habitantes, estão sob risco 4 de 5. 

Com informações de Judson Jones, Dakin Andone e Jamiel Lynch, da CNN. Em atualização.

Mais Recentes da CNN