Três shows de Taylor Swift são cancelados em Viena após suposto plano de ataque terrorista
Polícia austríaca deteve duas pessoas suspeitas de planejar ataques a shows, segundo autoridade
Três shows da cantora Taylor Swift em Viena foram cancelados, nesta quarta-feira (7), devido à confirmação por funcionários do governo de um “ataque terrorista planejado”, segundo a produtora das apresentações da “The Eras Tour” da capital da Áustria.
O site oficial da Taylor Swift também listou os shows desta quinta-feira (8), sexta-feira (9) e sábado (10), no Estádio Ernst-Happel, como cancelados.
Segundo informações da Reuters, a polícia austríaca deteve duas pessoas, nesta quarta-feira (7), suspeitas de planejar ataques a shows, disse Franz Ruf, diretor geral de segurança pública, em uma coletiva de imprensa.
“Os shows da Eras Tour Viena foram cancelados devido à confirmação, por autoridades governamentais, de ataque terrorista planejado” escreveu a organizadora Barracuda Music em uma publicação no Instagram, nesta quarta-feira (7).
“Com a confirmação de autoridades governamentais de um ataque terrorista planejado no Estádio Ernst-Happel, não temos escolha a não ser cancelar os três shows programados para a segurança de todos”, acrescentou.
Segundo a produtora, os ingressos serão reembolsados automaticamente nos próximos 10 dias úteis.
Ver essa foto no Instagram
Segundo informações da CNN, as autoridades da Áustria afirmaram que um cidadão austríaco de 19 anos, que eles identificam como simpatizante do Estado Islâmico, foi preso nesta quarta-feira (7) de manhã, no horário local, no município de Ternitz, enquanto outra prisão foi realizada mais tarde em Viena.
“Os dois suspeitos se radicalizaram pela internet, um cidadão de 19 anos da Baixa Áustria fez um juramento de lealdade ao atual líder do Estado Islâmico no início de julho”, disse a polícia.
As autoridades continuaram dizendo que os dois suspeitos haviam tomado “medidas preparatórias concretas” para um ataque terrorista depois que a polícia suspeitou que explosivos estavam armazenados na casa do suspeito em Ternitz.
“Do ponto de vista atual da investigação, presumimos que o alvo do ataque foram eventos na região de Viena”, acrescentou a polícia.
Reação do Chanceler da Áustria
Karl Nehammer, o chanceler da Áustria, se pronunciou sobre o caso na rede social X, nesta quarta-feira (7).
“O cancelamento dos shows de Taylor Swift pelos organizadores é uma amarga decepção para todos os fãs na Áustria. A situação em torno do ataque terrorista aparentemente planeado em Viena era muito grave”, Nehammer escreveu.
O chanceler austríaco continuou agradecendo o trabalho das autoridades: “Graças à intensa cooperação da nossa polícia e da recém-criada DSN com os serviços estrangeiros, a ameaça foi identificada precocemente, combatida e uma tragédia evitada. Muito obrigado aos serviços de emergência que estão investigando a todo vapor”
Nehammer ainda abordou a ligação dos suspeitos presos com o Estado Islâmico.
“Vivemos numa época em que meios violentos estão a ser usados para atacar o nosso modo de vida ocidental. O terrorismo islâmico ameaça a segurança e a liberdade em muitos países ocidentais”, disse o chanceler da Áustria.
Die Absage der Taylor Swift Konzerte durch die Veranstalter ist für alle Fans in Österreich eine herbe Enttäuschung. Die Situation rund um den offenbar geplanten Terroranschlag in Wien war sehr ernst. Dank der intensiven Zusammenarbeit unserer Polizei und dem neu aufgebauten DSN…
— Karl Nehammer (@karlnehammer) August 7, 2024
Com informações da Reuters e da CNN.