Trump alega que “bilhões” foram encontrados em “fraudes governamentais”

Presidente deu créditos ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk

Alayna Treene, da CNN
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.  • REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (11) que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, encontrou bilhões de dólares em “fraude, desperdício e abuso”, no que ele caracterizou como sendo resultado de um “governo administrado de forma incompetente”.

Em uma publicação na rede social Truth Social, o presidente também criticou “certos ativistas e juízes altamente políticos” que “querem interromper isso”.

Os comentários foram feitos no momento em que Trump, o vice-presidente JD Vance e outros altos funcionários do governo atacaram juízes que bloquearam algumas das ordens do segundo mandato do republicano.

Até o momento, tribunais tomaram medidas para bloquear as tentativas de Trump de acabar com a cidadania por nascimento, congelar auxílios e empréstimos federais e cortar agências governamentais, como a de ajuda externa USAID e a Consumer Financial Protection Bureau (Agência de Proteção Financeira ao Consumidor, em tradução livre).

Um juiz também tomou medidas para impedir que funcionários do DOGE acessem o sistema de pagamentos do Departamento do Tesouro.

Elon Musk criticou o magistrado, chamando-o de “corrupto”. “Ele precisa sofrer impeachment AGORA!”, postou no X.

Vance também fez publicações no fim de semana, questionando a autoridade do Poder Judiciário para bloquear as ordens de Donald Trump.

“Os juízes não estão autorizados a controlar o Poder Executivo”, escreveu no X.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original