Trump ameaça impor tarifas a países que fornecem petróleo a Cuba
Decreto não especificou quais seriam as alíquotas ou as nações que poderiam ser alvo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira impor novas tarifas a países que fornecem petróleo a Cuba, intensificando uma campanha de pressão contra a ilha governada por comunistas.
A medida, autorizada por uma ordem executiva sob uma declaração de emergência nacional, não especificou quais seriam as alíquotas das tarifas nem apontou países específicos cujos produtos poderiam ser alvo de tarifas dos EUA.
Impulsionado pela captura do ditador Nicolás Maduro pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em uma operação no início deste mês, Trump tem falado repetidamente em agir contra Cuba e pressionar sua liderança.
Trump afirmou nesta semana que “Cuba vai fracassar muito em breve”, acrescentando que a Venezuela, antes a principal fornecedora de petróleo da ilha, não enviou recentemente petróleo nem dinheiro a Cuba.
Trump tem usado ameaças tarifárias como instrumento de política externa ao longo de seu segundo mandato no cargo.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou neste mês que Washington não tem autoridade moral para impor um acordo ao país, após Trump sugerir que a ilha governada por comunistas deveria firmar um acordo com os Estados Unidos.


