Trump anuncia Chris Rocheleau como interino em agência de aviação dos EUA
A Administração Federal de Aviação estava sem um líder-chave após a renúncia de Mike Whitaker


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30) que o ex-diretor de operações da National Business Aviation Association, Chris Rocheleau, atuará como comissário interino da Administração Federal de Aviação (FAA) após a colisão entre duas aeronaves ocorrida na quarta-feira (29) perto da capital americana Washington.
Rocheleau, que Trump chamou de “altamente respeitado” durante coletiva de imprensa na Casa Branca nesta quinta, juntou-se a uma fila de autoridades presentes para os comentários de Trump sobre a colisão mortal.
Também estavam no local o recém-empossado Secretário de Transportes Sean Duffy, o Vice-Presidente JD Vance, o Secretário de Defesa Pete Hegseth e a Presidente do NTSB Jennifer Homendy.
Como a CNN relatou na quinta-feira anterior (23), Mike Whitaker, que chefiou a Administração Federal de Aviação durante o governo Biden, renunciou antes do novo governo e o cargo ainda não foi preenchido, deixando a agência de aviação sem um líder-chave durante um dos acidentes de aviação mais mortais da história americana.
De acordo com o site da FAA, além das funções de administrador e administrador adjunto, a agência não tem um administrador associado de aeroportos, um administrador associado para segurança e proteção de materiais perigosos, conselheiro chefe, administrador assistente de comunicações, administrador assistente de assuntos governamentais e industriais e administrador assistente para política, assuntos internacionais e meio ambiente, à medida que a nova administração aumenta sua liderança.
O presidente Donald Trump também demitiu o chefe da Administração de Segurança de Transporte, David Pekoske, no Dia da Posse. A agência ainda não preencheu a função de Pekoske ou a função de administrador adjunto.
Veja imagens do acidente aéreo nos EUA:
- 1 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
- 2 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
- 3 de 13
Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
-
- 4 de 13
Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
- 5 de 13
Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
- 6 de 13
Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
-
- 7 de 13
Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
- 8 de 13
Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
- 9 de 13
Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
-
- 10 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 11 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 12 de 13
Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
-
- 13 de 13
Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução