Trump aprova declarações de emergência para mais 10 estados por mau tempo

Outros dez estados aguardam aprovação do presidente americano; vários estados devem ficar sem energia

Sarah Owermohle, da CNN
Tempestades de inverno atingem os EUA
Tempestades de inverno atingem os EUA  • Reuters
Compartilhar matéria

O presidente Donald Trump aprovou declarações de emergência para 10 estados no final da tarde de sábado (24), à medida que a tempestade de inverno avança.

O presidente aprovou declarações para Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental, anunciou ele em uma postagem no Truth Social.

Ele afirmou que o governo está trabalhando em estreita colaboração com os governadores e com a FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), que no início desta semana interrompeu abruptamente as demissões de trabalhadores de desastres em meio à preparação para a tempestade.

“Mantenham-se seguros e aquecidos!”, postou Trump.

 

 

Mais cedo no sábado, o presidente aprovou declarações de emergência para outros estados no caminho da tempestade, incluindo Carolina do Sul e Virgínia. As declarações de emergência eliminam temporariamente algumas barreiras de gastos, permitindo que os governos estaduais forneçam recursos mais rapidamente e solicitem ajuda federal.

Pelo menos 20 estados declararam estado de emergência: Alabama, Arkansas, Delaware, Geórgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maryland, Mississippi, Missouri, Nebraska, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental.

Na Louisiana, onde o gelo e as temperaturas congelantes atingiram o estado no início do dia, cerca de 50.000 clientes estão relatando falta de energia, de acordo com o rastreador Poweroutage.us. Espera-se que a tempestade atinja com mais força os estados mais a leste no final de sábado e no domingo (25).