Trump concorda que só Ucrânia pode negociar territórios, diz Macron

Presidente americano se reuniu com líderes europeus para discutir negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Catherine Nicholls e Niamh Kennedy, da CNN
Presidente francês Emmanuel Macron em Nice  • 9/6/2025 Laurent Cipriani/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a líderes europeus em uma reunião virtual nesta quarta-feira (13) que questões territoriais relacionadas à Ucrânia não podem e não serão negociadas por ninguém além do presidente ucraniano, de acordo com o presidente francês Emmanuel Macron.

Falando a jornalistas após o encontro, Macron disse que Trump foi “muito claro” sobre o fato de que Washington quer obter um cessar-fogo durante o próximo encontro do líder americano com seu presidente russo no Alasca.

Outro ponto que foi “expresso muito claramente” por Trump foi “que a questão territorial relacionada à Ucrânia não pode e não será negociada por ninguém além do presidente ucraniano”, continuou ele.

 

Os comentários do líder francês foram feitos depois que Trump indicou na semana passada que um acordo de cessar-fogo poderia incluir "alguma troca de territórios", uma ideia rejeitada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.

De acordo com autoridades americanas, Putin ofereceu interromper a guerra na Ucrânia em troca de concessões territoriais significativas de Kiev, incluindo toda a região oriental de Donbass.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu não entregar Donbass à Rússia, dizendo que isso abriria a porta para Putin "iniciar uma terceira guerra" na Ucrânia.