Trump declara “Dia da Libertação” em Washington antes de coletiva

Presidente dos EUA anunciou plano de expulsar pessoas em situação de rua da capital e deve falar sobre segurança

Alejandra Jaramillo, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou o “Dia da Libertação” em Washington, D.C., em uma publicação nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (11), antes de uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

“DIA DA LIBERTAÇÃO EM D.C. ESTAMOS RECUPERANDO NOSSA CAPITAL!!!” escreveu ele em uma publicação na Truth Social.

Trump deve falar esta manhã sobre a segurança na capital do país, embora ainda não tenha fornecido detalhes específicos.

A declaração ocorre apesar de uma comparação preliminar da Polícia de DC, com o ano até o momento, mostrar que os números de crimes na cidade em 2025 são menores do que no ano passado.

Em outra publicação no domingo (10), Trump sugeriu que o anúncio abordaria não apenas a criminalidade e a segurança pública, mas também a “limpeza e a renovação física geral” do que ele chamou de “embelezamento” da cidade.

O presidente ameaçou impor o controle federal sobre a capital, após uma agressão na semana passada a um conhecido funcionário do Departamento de Eficiência Governamental.

O presidente afirmou que a capital do país “será libertada hoje” em uma publicação posterior nas redes sociais nesta segunda-feira.

“Washington, D.C. será LIBERTADA hoje! O crime, a selvageria, a imundície e a escória DESAPARECERÃO. Eu farei NOSSA CAPITAL GRANDE NOVAMENTE! Os dias de matar ou ferir impiedosamente pessoas inocentes ACABARAM! Eu consertei rapidamente a fronteira (ZERO ILEGAIS nos últimos 3 meses!), D.C. é a próxima!!!” escreveu Trump.

Trump declara “Dia da Libertação” em Washington antes de coletiva | CNN Brasil