Trump defende distribuição emergencial de coquetel que tomou para Covid-19

Presidente disse acreditar que o composto -- ainda em caráter experimental -- foi a 'chave' para que ele se recuperasse da doença do novo coronavírus

O presidente dos EUA, Donald Trump, tira máscara ao retornar à Casa Branca após internação por Covid-19
O presidente dos EUA, Donald Trump, tira máscara ao retornar à Casa Branca após internação por Covid-19 Foto: Erin Scott/Reuters (5.out.2020)

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a distribuição emergencial no país do Regeneron, coquetel de anticorpos que foi ministrado a ele durante o período de internação pela Covid-19. 

Em vídeo publicado na sua conta no Twitter, o presidente disse acreditar que o composto — ainda em caráter experimental — foi a “chave” para que ele se sentisse melhor após ser afetado pelos sintomas da doença do novo coronavírus.

“Eu não estava me sentindo tão bem. E em um período muito curto de tempo eles me deram Regeneron, se chama Regeneron, e outras coisas também, mas eu acredito que essa foi a chave. Inacreditável. Eu me senti bem imediatamente. Eu me sinto tão bem agora como eu me sentia três dias atrás”, afirmou.

Assista e leia também:

O que é o Regeneron, coquetel de anticorpos contra a Covid-19 que Trump tomou
Em tratamento, Trump quebra quarentena e volta às atividades no Salão Oval

“Nós estamos tentando conseguir ele de forma emergencial. Eu autorizei. Se você estiver no hospital e estiver se sentindo mal, nós vamos trabalhar para que você tenha isso e tenha de graça. Se você for idoso, vamos trabalhar para que você receba rápido”, completou.

Trump não deu um prazo para que o Regeneron seja incluído no protocolo de saúde do governo americano, mas afirmou considerar a busca por uma cura “mais importante do que a vacina”.

Ele ainda voltou a criticar a China, afirmando que o medicamento deve ser distribuído gratuitamente porque “não foi por sua culpa que isso aconteceu”. “É culpa da China e eles vão pagar um grande preço pelo que aconteceu”, criticou.

Nesta quarta, o presidente americano quebrou a quarentena e voltou a despachar do Salão Oval da Casa Branca. No vídeo divulgado, Trump está em pé em frente ao salão e sem utilizar máscara de proteção individual.

O que é Regeneron?

A terapia é conhecida como REGN-COV2. A companhia define o tratamento como um “coquetel” de dois anticorpos monoclonais.

Anticorpos policlonais são feitos usando diversas diferentes células imunes que são clones de uma determinada célula-mãe. 

Para fazer esse tratamento de anticorpos monoclonais, os cientistas da Regeneron selecionaram dois anticorpos que melhor neutralizaram uma versão do novo coronavírus em testes de laboratório. Então, eles clonaram esses anticorpos e colocaram com um tratamento.

Para a Regeneron, esses dois anticorpos são os que melhor vão funcionar conforme o vírus passe por mutações.

Mais Recentes da CNN