Trump deseja feliz aniversário a Lula e diz que tiveram “boa reunião”

Presidente americano afirmou que brasileiro é “muito vigoroso” após encontro de quase uma hora na Malásia

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou feliz aniversário ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da SIlva, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27), chamando o líder de “muito vigoroso” e afirmando que teve uma “boa reunião” com o brasileiro.

Os líderes se reuniram por quase uma hora no domingo (26) em Kuala Lumpur, capital da Malásia, no primeiro encontro presencial agendado entre os dois.

Conversando com repórteres, a bordo do Air Force One, a caminho do Japão, o americano afirmou que teve uma “boa reunião com Lula”.

“E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante, mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, afirmou Trump.

Ainda durante o voo, o líder americano disse que estava incerto sobre as perspectivas de um acordo. “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, expressou ele.

Os dois foram à Malásia para participar da 47ª reunião de cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

A reunião foi articulada durante semanas por integrantes dos governos dos dois país, desde que os presidente se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro.

Os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula disse que as decisões recentes tomadas pelos Estados Unidos contra o Brasil foram “incorretas”.

No entanto, ele disse que estaria disposto a discutir qualquer questão com Trump e também a ajudar os Estados Unidos na questão da Venezuela.

“Eu disse a ele que era extremamente importante levar em conta a experiência do Brasil como o maior país da América do Sul, como o país economicamente mais importante, que tem quase toda a América do Sul como vizinha”, disse Lula.

Durante o encontro, o presidente americano disse que os países devem chegar a um acordo positivo para os dois lados.