Trump deve encontrar autoridades para avaliar ações no Irã nesta terça (13)

Reunião abordará possíveis próximos passos, incluindo ataques militares e uso de armas cibernéticas secretas no país que vive onda de protestos

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se reunir com altos funcionários de seu governo nesta terça-feira (13) para discutir opções específicas de resposta à repressão aos protestos no Irã.

A informação foi veiculada pela primeira vez pelo Wall Street Journal no domingo (11), citando fontes americanas.

A reunião de Trump com esses funcionários deve abordar possíveis próximos passos, incluindo ataques militares, uso de armas cibernéticas secretas contra alvos militares e civis iranianos, a imposição de mais sanções ao governo do Irã e o fortalecimento de fontes antigovernamentais online, informou o jornal.

A Casa Branca afirmou que não comentaria a reportagem.

O líder americano afirmou no domingo (11) que o Irã queria "negociar", embora tenha sugerido que uma ação militar ainda era uma opção.

"Uma reunião está sendo marcada... Eles querem negociar", declarou Trump, mas alertou: "Talvez tenhamos que agir antes da reunião".

Trump tem ameaçado o Irã, caso o país reprima os manifestantes, enquanto protestos contra o regime teocrático ocorrem no país há duas semanas.

Funcionários americanos informaram à CNN que o presidente está avaliando uma série de possíveis opções militares no país a medida que a repressão aos protestos aumentam.

Ele considera cumprir suas recentes ameaças de atacar o Irã caso este use força letal contra o povo iraniano.

Trump foi informado nos últimos dias sobre diferentes planos de intervenção, disseram os funcionários à CNN, visto que a violência no país já resultou em centenas de mortes e milhares de prisões.

Algumas das discussões também incluíram opções que não envolvem o uso direto da força militar americana, informou uma das autoridades.