Trump diz que guerra entre Rússia e Ucrânia deve parar "onde está"

Líder dos EUA acrescentou que ambos os lados poderiam reivindicar vitória

Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump  • 30/09/2025 REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (17) que a guerra na Ucrânia deve terminar agora, seguindo seus moldes atuais, com ambos os lados podendo reivindicar vitória.

“Sangue suficiente já foi derramado, com os limites das propriedades sendo definidos pela Guerra e pela Coragem. Eles devem parar onde estão”, escreveu Trump no Truth Social logo após encerrar uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

“Que ambos reivindiquem a Vitória, que a História decida! Chega de tiroteios, chega de mortes, chega de gastos altíssimos e insustentáveis.”

Descrevendo seu encontro com o presidente da Ucrânia como "muito interessante" e "cordial", Trump disse que transmitiu uma mensagem semelhante a Zelensky à que havia transmitido ao líder russo, Vladimir Putin, um dia antes.

“Eu disse a ele, como também sugeri fortemente ao presidente Putin, que é hora de parar com a matança e fazer um ACORDO!”, escreveu ele.

Trump criticou as “milhares de pessoas sendo massacradas a cada semana” e concluiu: “CHEGA, VOLTEM PARA CASA COM SUAS FAMÍLIAS EM PAZ!”

Na reunião anterior, Trump não chegou a oferecer uma opinião sobre se a Ucrânia precisaria ceder território como parte de um acordo de paz com a Rússia, a mais recente de uma série de mudanças de opinião sobre o assunto.

O presidente dos EUA assumiu posições divergentes sobre o assunto. Antes de seu encontro com Putin em agosto, ele disse que "trocas de terras" seriam necessárias para o fim da guerra.

Mais tarde, ele mudou de ideia, dizendo que acreditava que a Ucrânia poderia reconquistar todo o território agora ocupado pela Rússia.