Trump diz que Israel e Irã brigaram como "duas crianças no pátio da escola"

Comentário foi feito durante uma breve entrevista coletiva durante a cúpula da Otan

Francesca Halliwell, da Reuters
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Trump durante cúpula da Otan em Haia  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (25), que Israel e Irã brigaram como “duas crianças no pátio da escola”, enquanto comentava sobre o conflito no Oriente Médio, durante a cúpula da Otan, na Holanda.

“(Sobre Israel e Irã) Eles não vão brigar entre si. Já passaram por isso. Tiveram uma briga feia, como duas crianças no pátio da escola. Sabe, eles brigam muito. Não dá para pará-los. Deixe-os brigar por uns dois, três minutos. Aí fica mais fácil pará-los,” declarou.

O comentário foi feito durante uma breve entrevista coletiva ao lado do Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, na cúpula da organização em Haia, na Holanda.

Rutte também comentou que “então o papai às vezes tem que usar uma linguagem forte,” se referindo ao líder americano.

O presidente ainda declarou que os danos às instalações nucleares iranianas, causados ​​por ataques com mísseis no fim de semana, foram graves, embora também tenha reconhecido que as informações disponíveis sobre o assunto eram inconclusivas.

Seus comentários ocorreram após reportagens na terça-feira (24) revelarem que a Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA, na sigla em inglês) havia avaliado que os ataques haviam atrasado o programa nuclear iraniano em somente alguns meses, apesar de autoridades do governo afirmarem que ele havia sido destruído.

Trump estava sentado ao lado do Secretário de Estado Marco Rubio e do Secretário de Defesa Pete Hegseth, que também levantaram dúvidas sobre a confiabilidade da avaliação da DIA.