Trump diz que judeus de Nova York que votam em Mamdani são “estúpidos”

Alguns nova-iorquinos também expressaram preocupação com o histórico de ativismo pró-Palestina e anti-Israel do democrata

Kit Maher, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (4) que os judeus que moram em Nova York e apoiam o candidato democrata à prefeitura da cidade, Zohran Mamdani, são “estúpidos”.

“Qualquer judeu que vote em Zohran Mamdani, um comprovado e autoproclamado ODIADOR DE JUDEUS, é uma pessoa estúpida!!!”, publicou Trump na Truth Social.

Na segunda-feira (3), o presidente pediu aos nova-iorquinos que votem no ex-governador democrata Andrew Cuomo, que concorre como independente.

Trump, que é natural do bairro do Queens, em Nova York, tem criticado Mamdani, um socialista democrático de 34 anos, e o classificou falsamente de comunista.

Alguns judeus nova-iorquinos também expressaram preocupação com o histórico de ativismo pró-Palestina e anti-Israel de Mamdani.

Nos últimos meses, ele suavizou algumas de suas posições mais controversas e tentou tranquilizar os eleitores judeus preocupados com ataques antissemitas.

Durante a campanha presidencial de 2024, Trump frequentemente dizia que os judeus americanos que estavam considerando votar na candidata democrata Kamala Harris "deveriam consultar um psiquiatra".

Em um evento sobre antissemitismo em setembro de 2024, o republicano afirmou que os eleitores judeus teriam parte da culpa caso ele perdesse a eleição.