Trump diz que mudanças climáticas são a "maior mentira", em discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos reforçou ceticismo em relação a iniciativas ambientais globais e criticou políticas de energia verde

Da Reuters
Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso na Assembleia Geral da ONU
Donald Trump durante discurso na Assembleia Geral da ONU  • UN Photo
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou as mudanças climáticas como “a maior farsa” do mundo durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (23), reforçando o ceticismo em relação a iniciativas ambientais globais e instituições multilaterais.

“A pegada de carbono é uma farsa inventada por pessoas mal-intencionadas, e elas estão trilhando um caminho de destruição total. Sabe, a pegada de carbono foi uma coisa muito, muito grande”, disse Trump.

Por meio de estudos, cientistas afirmam que as mudanças climáticas são reais, causadas principalmente pelos humanos e estão piorando. Os profissionais apontam o aumento das temperaturas, tempestades mais fortes e o derretimento do gelo como sinais claros.

Grupos e organizações como a ONU alertaram que esperar muito tempo para agir pode causar sérios danos ao planeta e às pessoas.

O presidente americano também criticou as políticas de energia verde (solar, eólica, hídrica, geotérmica e biomassa) chamando-as de “brutais”.

“O principal efeito dessas políticas brutais de energia verde não tem sido ajudar o meio ambiente, mas sim redistribuir a atividade manufatureira e industrial dos países desenvolvidos, que seguem as regras insanas, para países poluidores que as desrespeitam e estão ganhando uma fortuna. Eles estão ganhando uma fortuna”.