Trump diz que pediu ausência de prefeito de Londres em banquete

Presidente dos Estados Unidos participou de jantar oferecido pelo rei Charles III durante visita de Estado ao Reino Unido

Tom Rowe, da Reuters
Rainha Camilla, rei Charles III, Donald Trump e Melania Trump em jantar no Reino Unido  • Reuters
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira (18) que pediu que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, fosse excluído do banquete de Estado no Castelo de Windsor durante sua visita ao Reino Unido esta semana.

"Eu não o queria lá. Pedi que ele não estivesse lá", Trump falou a repórteres em comentários durante o voo de volta aos EUA a bordo do Air Force One.

A BBC informou ter descoberto que Khan "não buscou nem esperava" um convite para o banquete de Estado oferecido pelo rei Charles III.

Donald Trump e Khan têm uma rivalidade constante que remonta a 2015, quando o republicano começou a dizer que muçulmanos deveriam ser proibidos de viajar para os EUA.

"Acho que o prefeito de Londres, Khan, está entre os piores prefeitos do mundo", disse Trump.

"Acho que ele fez um péssimo trabalho. A criminalidade em Londres está nas alturas. O prefeito de Londres, o prefeito Khan, fez um péssimo trabalho. E em relação à imigração, ele é um desastre. Pedi que ele não estivesse lá", acrescentou o presidente americano.