Trump avalia atacar cartéis que tentarem entrar nos EUA por terra

Militares dos Estados Unidos já atacaram vários barcos que, segundo eles, transportavam drogas ilícitas do país

Da Reuters
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (30) que o governo está considerando atacar cartéis de drogas da Venezuela que tentem ir aos EUA por terra.

Militares dos EUA já atacaram vários barcos que, segundo eles, transportavam drogas ilícitas do país.

"A Venezuela tem sido muito perigosa com drogas e outras coisas, e elas têm sido muito, muito perigosas", comentou Trump.

"Tínhamos muita droga entrando pela água. (...) Então, atingimos vários barcos. Você provavelmente viu isso, e desde que fizemos isso, não temos absolutamente nenhuma droga entrando em nosso país pela água, porque era letal", adicionou.

"E agora vamos analisar os cartéis. Vamos analisar seriamente os cartéis que chegam por terra", finalizou.

Maduro assina decreto para caso de agressão dos EUA

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou na segunda-feira (29) que Nicolás Maduro assinou um decreto para estado de exceção, em resposta às ameaças dos Estados Unidos que nas últimas semanas enviaram navios de guerra e um submarino nuclear para o sul do Caribe.

“O presidente assinou o decreto de ‘comoção externa’”, afirmou Rodríguez, referindo-se a um dos estados de exceção previstos na Constituição venezuelana, que pode ser acionado no caso de “conflito interno ou externo, que ponha seriamente em perigo a segurança da nação, de seus cidadãos e cidadãs, ou de suas instituições".

Segundo ela, o estado de exceção será ativado caso o país sofra alguma agressão militar dos Estados Unidos.