Trump entregou carta de Melania a Putin durante cúpula, dizem fontes

Primeira-dama dos EUA teria abordado situação de crianças sequestradas na guerra

Da Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, em Cleveland
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, em Cleveland  • Foto: Carlos Barria - 29.set.2020 / Reuters
Compartilhar matéria

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, enviou uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, em que abordou a situação das crianças na Ucrânia e na Rússia, disseram duas autoridades da Casa Branca na sexta-feira (15).

O presidente Trump entregou a carta a Putin durante a cúpula no Alasca, disseram as autoridades à Reuters. Melania Trump, nascida na Eslovênia, não estava na viagem ao Alasca.

As autoridades não divulgaram o conteúdo da carta, apenas disseram que mencionava os sequestros de crianças resultantes da guerra na Ucrânia.

A Ucrânia chama os sequestros de dezenas de milhares de crianças, levadas para a Rússia ou para territórios ocupados pela Rússia sem o consentimento da família, de um crime de guerra que atende à definição de genocídio do tratado da ONU.

Moscou afirma que tem protegido crianças vulneráveis de uma zona de guerra.

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse que a Rússia infligiu sofrimento a milhões de crianças ucranianas e violou os seus direitos desde a invasão em grande escala da Ucrânia, iniciada em 2022.

Trump e Putin se reuniram durante quase três horas em uma base militar dos EUA em Anchorage, sem chegarem a um acordo de cessar-fogo.