Trump indica que negociação sobre Gaza continuará: "Haverá desarmamento"

Alguns pontos parecem ter ficado de fora da primeira fase do acordo de cessar-fogo

Kevin Liptak, da CNN
Pesidente dos EUA, Donald Trump, assina decreto no Salão Oval da Casa Branca, em Washington
Pesidente dos EUA, Donald Trump, assina decreto no Salão Oval da Casa Branca, em Washington19/09/2025  • REUTERS/Ken Cedeno
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, projetou otimismo de que questões que ainda estão pendentes sobre o acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza serão resolvidas.

“Haverá desarmamentos, haverá recuos, muitas coisas acontecerão”, disse ele, referindo-se ao ponto do acordo que forçaria Hamas a entregar suas armas e as Forças Armadas de Israel a recuarem mais em Gaza.

“Acredito que isso acontecerá, e acredito que podemos acabar com a paz no Oriente Médio, mas precisamos recuperar nossos reféns. E não faríamos isso no final. Faremos isso no início”, continuou, explicando a sequência do plano.

Trump não chegou a dizer que os palestinos seriam autorizados a permanecer em Gaza, sugerindo que, em vez disso, seus planos incluíam reconstruir o enclave em uma área habitável.

“Vamos criar algo onde as pessoas possam viver. Não é possível viver em Gaza agora”, adicionou.

Quando questionado se o Hamas conseguiria localizar todos os corpos dos reféns que morreram, Trump admitiu que alguns “serão um pouco difíceis de encontrar”.