Trump pode ganhar o Prêmio Nobel da Paz? Entenda as regras da honraria

Reconhecimento é uma das maiores honrarias de prestígio internacional que podem ser concedidas a indivíduos e organizações

Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump  • 17/03/2025. REUTERS/Carlos Barria/File Photo
Compartilhar matéria

O Prêmio Nobel da Paz é uma das maiores honrarias de prestígio internacional que podem ser concedidas a indivíduos e organizações.

Recentemente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, indicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o prêmio. Se o republicano vencer, ele será o 5º presidente dos EUA na lista, depois de Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e Barack Obama.

Veja como funciona o prêmio:

Quem pode ganhar?

De acordo com o testamento do sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, o prêmio deve ser concedido à pessoa "que tiver feito mais para promover a camaradagem entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz".

Em uma introdução no site do Nobel, o presidente do Comitê do Prêmio Nobel da Paz, Jorgen Watne Frydnes, diz que na prática, qualquer pessoa pode receber a premiação.

"A história do prêmio mostra claramente que ele é concedido a pessoas de todas as camadas sociais, em todo o mundo", disse Frydnes.

 

Quem pode indicar?

Milhares de pessoas podem sugerir nomes: membros de governos e parlamentos; chefes de Estado em exercício; professores universitários de história, ciências sociais, direito e filosofia; e ex-laureados com o Prêmio Nobel da Paz, entre outros.

Porém, um indivíduo não pode se autoindicar. As listas de indicados são mantidas em segredo por 50 anos, embora nada impeça aqueles que fazem as indicações de divulgar suas escolhas.

Processo de decisão e prazos

O Comitê Norueguês do Nobel, composto por cinco indivíduos nomeados pelo parlamento norueguês, é o árbitro do processo de premiação. Na maioria das vezes, os membros são políticos aposentados.

O comitê atual é liderado pela PEN Internacional, um grupo  fundado em 1921 que defende a liberdade de expressão.

Todos eles são indicados por partidos políticos noruegueses e suas nomeações refletem o equilíbrio de poder no parlamento norueguês.

As indicações encerram em 31 de janeiro, o que significa que a indicação de Trump por Netanyahu não será considerada este ano. Os membros do comitê podem fazer suas próprias indicações até a primeira reunião do comitê, em fevereiro.

Eles fazem uma lista restrita, e cada indicado é avaliado por um grupo de conselheiros permanentes e outros especialistas.

O comitê busca a unanimidade, mas pode decidir por maioria de votos. A decisão final geralmente é tomada poucos dias antes do anúncio do prêmio.

Prêmios

O ganhador do Nobel recebe uma medalha, um diploma, 11 milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 6,2 milhões), além da repercussão internacional imediata.

O anúncio do prêmio deste ano será feito em 10 de outubro no Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.

Controvérsias

O Prêmio Nobel da Paz tem sido frequentemente visto como portador de uma mensagem política.

O site do Nobel afirma que alguns agraciados com o reconhecimento foram "atores políticos altamente controversos", enquanto o prêmio também aumentou o foco público em conflitos internacionais ou nacionais.

Obama, por exemplo, ganhou o prêmio poucos meses após assumir o cargo. Dois membros do comitê renunciaram à decisão, em 1973, de conceder o Prêmio da Paz ao Secretário de Estado americano Henry Kissinger e ao político vietnamita Le Duc Tho por negociarem o fim da Guerra do Vietnã.