Trump: povo da Groenlândia ficaria "entusiasmado" em ser parte dos EUA

Declaração vem após protestos de groenlandeses contra ameaças de anexação dos EUA

Da CNN
Trump participa de um briefing à mídia para marcar o primeiro ano de seu segundo mandato
Trump participa de um briefing à mídia para marcar o primeiro ano de seu segundo mandato  • REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

O presidente Donald Trump sugeriu que o povo da Groenlândia concordará com a aquisição do território ártico pelos Estados Unidos, apesar de os groenlandeses deixarem claro que são contrários à ideia.

“Eu não falei com eles. Quando eu falar com eles, tenho certeza de que eles ficarão entusiasmados”, disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca.

As declarações do presidente vêm depois de milhares de groenlandeses protestarem no fim de semana contra as ameaças de Trump de assumir o controle da ilha. Um manifestante disse à CNN: “Não estamos à venda.”

Trump falou sobre a Groenlândia e outros temas — incluindo a economia, a imigração e as Nações Unidas — na coletiva que marcou um ano desde o seu retorno à Casa Branca.

Ao falar sobre a Groenlândia, o presidente americano sugeriu que poderia adotar outras medidas além das tarifas para adquirir o território, que pertence a Dinamarca.

O alerta velado vem enquanto a Suprema Corte avalia a legalidade de medidas de Trump no comércio global. O presidente americano observou ainda que as tarifas continuam sendo sua abordagem preferida.

No fim de semana, Trump anunciou tarifas de 10% para os países que enviaram tropas à Groenlândia em meio às ameaças de anexação da ilha pelos Estados Unidos.

De acordo com o presidente americano, esse países — aliados dos EUA na Otan — serão taxados em 10% a partir do dia 1º de fevereiro. A tarifa deverá subir para 20% a partir de junho.