Trump reage aos ataques da Índia ao Paquistão: “É uma vergonha”

Exército indiano confirmou ofensiva contra nove locais no país e na Caxemira ocupada

Da CNN
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump 23/04/2025 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump  • 23/04/2025 - REUTERS/Leah Millis
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a operação militar da Índia contra o Paquistão de "uma vergonha" e disse que só soube da notícia antes de seu evento no Salão Oval nesta terça-feira (6).

"É uma vergonha. Acabamos de saber disso, assim que entramos no Salão Oval, acabamos de saber. Acho que as pessoas sabiam que algo iria acontecer com base em um pouco do passado; elas lutam há muito tempo, sabe, lutam há muitas, muitas décadas e séculos", disse o presidente após supervisionar a cerimônia de posse de seu enviado especial, Steve Witkoff.

"Só espero que termine muito rápido", acrescentou o presidente.

O Departamento de Estado dos EUA também afirmou que está "monitorando de perto os acontecimentos", segundo um porta-voz nesta terça-feira.

"Estamos cientes dos relatos, mas não temos nenhuma avaliação a oferecer neste momento", disse o porta-voz. "Esta continua sendo uma situação em evolução e estamos monitorando de perto os acontecimentos", ele acrescentou.

O Secretário de Estado, Marco Rubio, conversou com altos funcionários de ambos os países na semana passada, enquanto as tensões aumentavam rapidamente após um ataque na Caxemira controlada pela Índia.

Rubio encorajou a Índia e o Paquistão a trabalharem juntos para "aliviar as tensões", de acordo com os comunicados do Departamento de Estado sobre as duas ligações telefônicas em 30 de abril.

A Índia anunciou na manhã desta quarta-feira (7), no horário local, que lançou uma operação militar contra o Paquistão, atingindo "infraestrutura terrorista" tanto no Paquistão quanto na Caxemira administrada pelo Paquistão, em uma grande escalada de tensões entre os dois países.

A Índia disse que um total de nove locais foram alvos. Várias explosões foram ouvidas na Caxemira administrada pelo Paquistão, informou a CNN.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original