Trump sobre envio de tropas a Chicago: "Isso não é guerra. É bom senso"

Presidente americano publicou em sua rede social que Chicago vai descobrir o porquê do nome "Departamento de Guerra", referindo-se às Forças Armadas dos EUA

Da Reuters
Trump sobre envio de tropas a Chicago: "Isso não é guerra. É bom senso"
Trump sobre envio de tropas a Chicago: "Isso não é guerra. É bom senso"  • Reuters
Compartilhar matéria

O presidente Donald Trump defendeu neste domingo (7) sua decisão de enviar tropas da Guarda Nacional para combater o crime em Chicago, uma medida extraordinária de militarização da terceira maior cidade dos Estados Unidos, que provavelmente gerará uma batalha judicial com autoridades locais.

"Não estamos indo para a guerra. Estamos indo limpar nossas cidades. Vamos limpá-las, para que não matem cinco pessoas todo fim de semana. Isso não é guerra. Isso é bom senso", disse Trump a um repórter que lhe perguntou se ele estava "tentando declarar guerra contra Chicago".

"Você sabe quantas pessoas foram mortas em Chicago no último fim de semana? Oito. Sabe quantas pessoas foram mortas na semana anterior? Sete. Sabe quantas pessoas ficaram feridas? Setenta e quatro pessoas ficaram feridas. Você acha que existe algo pior do que isso? Eu não acho", disse o presidente americano a outro repórter.

Desde que assumiu o cargo, Trump tem tentado ampliar o papel das Forças Armadas em solo americano — algo que críticos consideram uma perigosa expansão do poder executivo, com potencial para gerar tensões entre os militares e os cidadãos comuns.

No mês passado, Trump enviou tropas para "restabelecer a lei, a ordem e a segurança pública" em Washington, D.C, a capital american. Ele também colocou o Departamento de Polícia Metropolitana da capital sob controle federal direto e enviou agentes federais de segurança, incluindo membros do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega), para patrulhar as ruas da cidade.