Trump sugere que pode fazer acordo com Irã para acabar conflito com Israel

Republicano pontuou que plano poderia ser concretizado assim que ele deixar a cúpula do G7

Da Reuters
Donald Trump em Washington
Donald Trump em Washington  • 6/5/2025 REUTERS/Kent Nishimura
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira (16) que pode fechar um acordo diplomático com o Irã em breve que encerraria o atual conflito com Israel.

O republicano pontuou que o plano poderia ser concretizado assim que ele deixar a cúpula do G7, que é realizada no Canadá.

"Acho que o Irã está basicamente na mesa de negociações, onde quer chegar a um acordo, e assim que eu sair daqui, faremos algo", pontuou o presidente na cúpula, onde o conflito no Oriente Médio dominou as discussões entre os líderes mundiais.

Ele não deu mais detalhes sobre o que faria após deixar o evento.

Questionado sobre o envolvimento dos EUA na guerra, Trump afirmou que seu objetivo é garantir que o Irã não desenvolva uma arma nuclear.

"Quero que o Irã não tenha armas nucleares, e estamos a caminho de garantir que isso aconteça", destacou.

Ao ser preguntado se acredita que Israel pode reprimir a ameaça nuclear representada pelo Irã sem a ajuda dos EUA, Trump respondeu: "É irrelevante. Algo vai acontecer".

Anteriormente, o líder americano ressaltou que o Irã "gostaria de conversar", mas comentou que eles deveriam ter se envolvido em negociações sérias antes de Israel começar seus ataques mais recentes.

Veja fotos do conflito entre Israel e Irã: