Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia diz que 10 corredores humanitários serão abertos neste sábado (9)

    Anúncio foi feito pela vice-primeira-ministra do país; algumas áreas contempladas são Mariupol, Luhansk e Melitopol

    Da CNN

    A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, anunciou que dez corredores humanitários serão abertos neste sábado (9). Rotas para Zaporizhzhia estarão disponíveis de Mariupol, Berdyansk, Tokmak, Enerhodar e Melitopol – tanto para veículos particulares quanto ônibus.

    Na região de Luhansk, serão cinco corredores para Bakhmut, vindos de Severodonetsk, Lysychansk, Popasna, Rubizhne e da vila de Hirske.

    “Todas as rotas dos corredores humanitários na região de Luhansk funcionarão em caso de cessar-fogo pelas forças de ocupação russas“, disse a vice-primeira-ministra.

    Rotas de evacuação estão sendo ajustadas após ataque de Kramatorsk

    O governador militar da região de Luhansk, no leste da Ucrânia, disse que os corredores de evacuação de civis estão “sendo ajustados” após um ataque com mísseis russos na estação de trem de Kramatorsk na sexta-feira (8).

    Falando na televisão nacional, Serhii Haidai disse: “Infelizmente, após o desastre de ontem de Kramatorsk, nossas rotas de evacuação estão sendo ajustadas, mas estamos prontos, continuaremos a evacuar as pessoas”.

    Haidai alertou que os bombardeios continuam em toda a região.

    “Todos os assentamentos estão sendo bombardeados”, afirmou. “As áreas mais difíceis são a comunidade de Rubizhne, Popasna e Hirske. A comunidade de Hirske é bombardeada da manhã à noite, constantemente. O inimigo não parou, eles são alvejados com todos os tipos de armas e também por aeronaves. O combate continua em Popasna e Rubizhne.”

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque foi “outro crime de guerra da Rússia, pelo qual todos os envolvidos serão responsabilizados“.

    Kramatorsk é um importante ponto de evacuação ferroviária para civis que procuram fugir de combates intensos no leste da Ucrânia. Autoridades ucranianas também alertaram que a Rússia está preparando uma grande ofensiva na região leste de Donbass.

    Christiane Amanpour, Jo Shelley, Julia Presniakova, Sophie Jeong e Matilda Kuklish, da CNN, contribuíram para a reportagem

    Tópicos