Ucrânia diz que míssil hipersônico russo atingiu área de importante base aérea

Admissão de que um ataque causou impacto é ação rara na guerra

Anastasiia Malenko, da CNN
Rússia usou um míssil hipersônico avançado pela primeira vez em um ataque recente, afirma a Ucrânia
Rússia usa míssil hipersônico  • Russian Defence Ministry Press Office/TASS
Compartilhar matéria

Um míssil hipersônico russo atingiu a "área" da importante base aérea ucraniana de Starokostiantyniv na manhã desta segunda-feira (7), disse Kiev em uma rara admissão, após um ataque de drones e mísseis que também teve como alvo a capital.

O mais recente ataque ao campo de aviação Starokostiantyniv, na região ocidental de Khmelnytskyi, que é frequentemente atacada pela Rússia, ocorreu um dia depois que o ministro da Defesa holandês afirmou que o país forneceria à Ucrânia mais jatos F-16 nos próximos meses.

A Ucrânia, que recebeu um lote de F-16s recentemente após meses de negociação junto ao Ocidente, mantém o paradeiro de seus aviões de guerra em segredo para protegê-los dos ataques de longo alcance que a Rússia tem realizado durante a guerra.

A Força Aérea, que raramente divulga danos a alvos militares, não informou se a ação causou algum dano à base aérea, mas o reconhecimento de que um míssil atingiu as proximidades da instalação é incomum.

Não houve vítimas civis ou danos à infraestrutura crítica, afirmou o governador Serhiy Tyurin.

Dois mísseis Kinzhal também foram abatidos na região de Kiev, segundo a Força Aérea. Os destroços caíram em três distritos de Kiev, mas não foram registrados grandes danos ou vítimas.

As defesas aéreas ucranianas também abateram 32 drones russos e outros 37 foram perdidos em radares militares, sugerindo que foram desativados por sistemas de guerra eletrônica, ainda de acordo com os militares.

A Rússia tem realizado ataques com mísseis de longo alcance contra a Ucrânia durante toda a guerra que iniciou em fevereiro de 2022. Os ataques com drones se tornaram ocorrências regulares.