Ucrânia diz que Rússia impede saída de moradores na região de Kharkiv

Os militares russos não estão permitindo que civis saiam da cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv, de acordo com o ministro do Interior da Ucrânia nesta quinta-feira (16). Ihor Klymenko disse que os investigadores da Polícia Nacional na região lançaram uma investigação criminal "sobre a violação das regras e costumes da guerra."
A CNN não pode verificar independentemente as alegações de Klymenko e entrou em contato com o Ministério da Defesa da Rússia em busca de um posicionamento.
Klymenko disse que as equipes para retirar os moradores em Vovchansk continuam trabalhando "apesar dos intensos combates e estão tentando garantir uma maior saída de pessoas."
Oleksii Kharkivskyi, o oficial chefe de patrulha do Departamento de Polícia de Vovchansk, postou no Facebook nesta quinta-feira (16) que as saídas ainda estão em andamento e que "ficar na cidade é perigoso."
O chefe da administração militar regional de Kharkiv, Oleh Syniehubov, também disse nesta quinta-feira (16) que as saídas continuam, mas afirma que as forças russas usaram munições de fragmentação para atacar uma aldeia na área de Vovchansk, ferindo cinco pessoas.
A cidade de Vovchansk, localizada a cerca de 60 km a nordeste da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, tem sido o palco de algumas das batalhas mais intensas em áreas próximas à fronteira nos últimos dias, enquanto a Rússia continua os esforços para avançar mais fundo em território ucraniano.
