Ucrânia envia 4,7 milhões de toneladas de alimentos via portos sob acordo

Três portos do Mar Negro foram reabertos sob um acordo assinado em 22 de julho por Moscou e Kiev, diz ministério

Pavel Polityuk, da Reuters, em Kiev
Compartilhar matéria

Um total de 211 navios com 4,7 milhões de toneladas de produtos agrícolas a bordo deixaram a Ucrânia até agora sob um acordo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Turquia para desbloquear portos marítimos ucranianos. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Infraestrutura ucraniano neste sábado (24).

O ministério afirmou que oito navios com 131.300 toneladas de produtos agrícolas devem deixar os portos ucranianos do Mar Negro no sábado.

As exportações de grãos da Ucrânia caíram depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro e bloqueou seus portos no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

A Ucrânia, um grande produtor e exportador global de grãos, embarcou até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes da guerra.

Três portos do Mar Negro foram reabertos sob um acordo assinado em 22 de julho por Moscou e Kiev. De acordo com o ministério, esses portos podem carregar e enviar ao exterior 100-150 navios de carga por mês.

(Edição de Jane Merriman)