União Europeia: COP26 será o momento da verdade

Ursula Von Der Laien, presidente da Comissão Europeia, pediu que mais líderes se comprometam a ter metas mais ambiciosas para limitar o aquecimento global

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Às vésperas da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Laien, afirmou nesta quinta-feira (28) que esse é o “momento da verdade”.

Ela pediu que mais líderes se comprometam na COP26 a ter metas mais ambiciosas para limitar o aquecimento global.

Além disso, afirmou que todos os relatórios científicos nesse momento apontam que se nada for feito ainda nesta década, o aquecimento do planeta vai atingir um ponto irreversível.

“O ponto de partida não é bom. Portanto, é também um momento da verdade. A ciência nos diz claramente, e os relatórios nos dizem claramente: “Vocês não estão onde vocês querem estar na luta contra as mudanças climáticas. Vocês precisam melhorar.” A segunda mensagem é: não é uma questão de 30 ou 40 anos, é agora. Nessa década precisamos melhorar ou corremos o risco de atingir um ponto de virada irreversível”, falou ela.

“Com essa promessa, nós nos comprometemos a reduzir as emissões de metano em pelo menos 30% até 2030. Metano, se você analisa as emissões do efeito estufa, os gases do efeito estufa, é o gás que está pior. É 80 vezes mais quente do que o CO2, então existe uma necessidade urgente de fazer alguma coisa e há muito para fazer. Portanto, eu estou agradecida por 60 países agora se juntarem a nós e, claro, nós estamos encorajando outros a entrar nessa ambição.”

Tópicos

Mais Recentes da CNN