Ursos comemorativos de Angela Merkel se esgotam antes de saída da chanceler

Vendidos a 180 euros - cerca de R$ 1.130,00 - os brinquedos têm cabelo semelhante ao de Merkel e vestem seu terninho habitual

Edição especial de ursos de pelúcia homenageiam Angela Merkel na Alemanha
Edição especial de ursos de pelúcia homenageiam Angela Merkel na Alemanha Divulgação

Timm Reichert e Frank Simonda Reuters

Ouvir notícia

Um fabricante de brinquedos da Alemanha está produzindo uma leva de ursos de pelúcia comemorativos para marcar o fim da era de Angela Merkel como chanceler, e eles esgotaram antes mesmo de ela deixar o comando do país.

Os ursos feitos à mão mostram o “losango Merkel”, a pose característica da chanceler com os dedos se tocando levemente que se tornou um símbolo de sua calma liderança.

“Os clientes o adoram, esta edição já se esgotou. Temos uma lista de espera muito longa, já que vendemos a primeira leva de 500 em poucos dias”, disse Martin Hermann, diretor-gerente da Hermann-Toys, empresa familiar que existe desde 1920.

Vendidos a 180 euros (cerca de R$ 1.130,00), os brinquedos não são baratos, mas Hermann diz que o custo reflete as horas de trabalho que vão na confecção dos ursos, que têm um cabelo semelhante ao de Merkel e vestem seu terninho habitual.

“O urso é feito inteiramente aqui, e são cerca de cinco horas por produção”, contou Hermann do negócio situado em Coburg, no norte da Baviera.

Merkel, que está no poder desde 2005, não buscou um quinto mandato na eleição nacional de domingo e planeja deixar o posto assim que um novo governo tomar posse –o que pode demorar semanas, ou até meses, já que as conversas para a montagem de uma coalizão estão só começando.

Chanceler alemã, Angela Merkel 27/09/2021 / abian Sommer/Pool via Reuters

Mais Recentes da CNN