Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guerra de Israel: Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região, diz Múcio

    Primeiro avião com brasileiros repatriados chegou ao Brasil nesta quarta-feira (11)

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou na madrugada desta quarta-feira (11) que o governo federal, orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repatriará todos os brasileiros que quiserem sair da zona da guerra entre Israel e Hamas.

    “Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está fazendo contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno”, declarou o ministro.

    Segundo Múcio, a Aeronáutica prepara ainda um esquema especial para trazer os brasileiros que estão em áreas nas quais aviões não podem pousar. A ideia é deslocá-los até um lugar seguro para, assim, conseguir repatriá-los.

    A fala foi feita após a chegada do primeiro avião com brasileiros repatriados vindos de Israel, às 4h08 desta quarta-feira. O pouso ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR), como parte da “Operação Voltando em Paz”, do governo federal.

    Foram trazidos 211 brasileiros resgatados da guerra de Israel, iniciada na madrugada do último sábado (7), após ataque do grupo extremista Hamas.

    A aeronave chamada KC-30, um Airbus A330-200, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) da terça-feira (10), tendo feito cerca de 14 horas de voo.

    Processo de repatriação de brasileiros

    A repatriação segue critérios de prioridade. Aqueles que moram no Brasil e estão sem passagem aérea de volta são os primeiros.

    O Itamaraty recomenda que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.

    Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito.

    Cronograma de voos de repatriação

    Cronograma de voos da FAB para repatriação de brasileiros em Israel
    Cronograma de voos da FAB para repatriação de brasileiros em Israel / CNN Brasil

    A segunda aeronave KC-30 decolou de Brasília na segunda-feira (9) às 16h20 (horário de Brasília) – levando também cinco médicos, dois enfermeiros e um psicólogo – para auxiliar no resgate, em ação.

    O terceiro avião da FAB decolou para resgatar brasileiros na tarde da terça-feira (10). O modelo KC-390 tem capacidade para 60 passageiros e deve sair de Tel Aviv, às 12h de quinta-feira (12). A previsão é de chegada da aeronave no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).

    FOTOS — Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas