Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vaticano diz que estado de saúde do papa emérito Bento 16 não é grave

    Biógrafo do ex-pontífice disse que ele estava 'gravemente doente'

    Delia Gallagher e Nina Avramova, da CNN

    O papa emérito Bento 16 está se recuperando de uma condição “dolorosa, mas não séria”, disse o Vaticano, após publicações de um jornal alemão afirmando que ele estaria gravemente doente em decorrência de complicações da herpes zoster. 

    Leia também:

    Papa emérito Bento 16 está gravemente doente, diz seu biógrafo

    “O estado de saúde do papa emérito não é motivo de particular preocupação, exceto pelo fato de que ele tem 93 anos de idade e está se recuperando da fase aguda de uma condição dolorosa, mas não séria”, disse o gabinete de imprensa do Vaticano, citando o assistente particular de Bento, o arcebispo Georg Gänswein, em uma nota enviada à CNN.

    O jornal alemão Passauer Neue Presse citou o biógrafo de Bento, o escritor de Munique Peter Seewald, que disse ter visto o papa emérito no último sábado (1º).

    Seewald afirmou que Bento está “extremamente frágil”, acrescentando que sua voz estava “quase inaudível”. Ele disse, no entanto, que o papa emérito “parecia otimista” e que ele pretende voltar a escrever quando recuperar a força.

    O irmão de Bento, Georg Ratzinger, morreu aos 96 anos em julho, em Regensberg, na Alemanha, onde viveu a maior parte da vida, de acordo com o portal oficial Notícias do Vaticano. 

    O papa emérito o visitou dias antes de sua morte.

    Bento se aposentou em 2013, dizendo que permaneceria “escondido do mundo” após se tornar o primeiro papa em séculos a renunciar. Na época, ele citou sua “idade avançada” como motivo para o afastamento da função.

    (Texto traduzido, leia o original em inglês)