Veja momento em que turista quebra "Cadeira Van Gogh" em museu na Itália
Obra de arte foi feita com centenas de cristais Swarovski; não há informações se o visitante foi preso ou não
Um turista tentou tirar uma foto em uma obra de arte e acabou quebrando o objeto no museu Palazzo Maffei, em Verona, na Itália. O momento foi registrado por câmeras de segurança.
O vídeo mostra o homem tirando uma foto da mulher em cima da obra, sem que ela encostasse, e logo depois, ele indo até a cadeira e sentando, o que a faz desmoronar.
Os dois rapidamente saíram da sala.
A cadeira, com nome de "Van Gogh", foi feita pelo artista Nicola Bolla, e é revestida com centenas de cristais Swarovski.
Segundo o museu, foram dias sem saber se a peça poderia ser restaurada, mas no fim, a cadeira foi consertada de volta à sua estrutura vertical.
Não se sabe se o visitante foi preso ou se teve que pagar pelos ajustes na obra de arte.
O que diz o museu
O museu Palazzo Maffei compartilhou o vídeo das câmeras de segurança nas redes sociais sem divulgar o rosto do visitante.
Segundo um comunicado publicado no site, o compartilhamento do episódio não foi "apenas para registro, mas para iniciar uma verdadeira campanha de conscientização sobre o valor da arte e o respeito que ela merece."
A diretora do local, Vanessa Carlon, descreveu o acontecimento como "o pior pesadelo para qualquer museu".
Ela também mencionou os funcionários que estavam envolvidos no caso, “Um sincero agradecimento à polícia, ao nosso departamento de segurança e aos donos dos restauradores, cujo valioso trabalho permitiu a recuperação da obra”.
*Sob supervisão de Malu Baccarin


