O que sabemos sobre o deslizamento em mina de ouro ilegal na Venezuela que matou ao menos 16

Presidente Nicolás Maduro disse que o balanço atual do acidente é de 16 mortos e 11 feridos; antes, prefeito da cidade falou à CNN em 30 mortos e 100 soterrados

Manuel Cobela, Sahar Akbarzai e Stefano Pozzebon, da CNN
Deslizamento de terra em mina de ouro ilegal na Venezuela deixou mortos no município de Angostura.
Deslizamento de terra em mina de ouro ilegal na Venezuela deixou mortos no município de Angostura.  • Reuters
Compartilhar matéria

O número oficial de mortos após o colapso de uma mina de ouro ilegal no estado de Bolívar, na Venezuela, aumentou, nesta quinta-feira (22), para 16, conforme anunciou o vice-ministro venezuelano de Gestão de Riscos e Proteção Civil, Carlos Pérez Ampueda.

“11 feridos foram resgatados e 16 sem sinais vitais foram localizados”, escreveu Pérez Ampueda em seu perfil no X, o antigo Twitter.

O colapso da mina de ouro ilegal chamada "Bulla Loca", na cidade de La Paragua, na Venezuela, aconteceu às 15h da terça-feira (20), e o número exato de mortos tem variado entre as autoridades.

Anteriormente, o prefeito de La Paragua, Yorgi Arciniega, disse à CNN que havia pelo menos 30 mortos e 100 soterrados.

A CNN tenta contato com o prefeito para questioná-lo sobre o número que Maduro forneceu posteriormente.

Por sua vez, Edgar Colina Reyes, secretário de Segurança Cidadã do estado de Bolívar, disse à CNN que, até agora, só conseguiu confirmar duas mortes e dois feridos enquanto aguardava novos dados devido à dificuldade de chegar ao local onde ocorreu o evento.

Colina ressaltou, porém, que espera chegar à área do desabamento para verificar o número de mortos e poder dar declarações mais precisas.

O deslizamento

O deslizamento de terra, ocorrido em uma zona de difícil acesso, cerca de 750 quilômetros a sudeste de Caracas, aconteceu na terça-feira (20), às 15h locais, informou o responsável, acrescentando que equipes de socorro já estavam no local realizando os trabalhos de resgate.

O estado de Bolívar, uma região florestal no sudeste da Venezuela, é afetada há muito tempo pela mineração ilegal de ouro e outros minérios.

Nos últimos anos, a mineração ilegal, muitas vezes controlada por grupos criminosos, expandiu-se enormemente, atingindo o território do Parque Nacional Canaima, um território virgem na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.

A cidade de La Paragua fica a cerca de 60 quilômetros dos limites deste parque.

Houve outro deslizamento de terra na região no final do ano passado

Em 8 de dezembro de 2023, uma mina de ouro desabou em Paraíba de San José de Wadamapa, deixando pelo menos 10 mortos, informou na época a Secretaria de Segurança Cidadã do estado de Bolívar, mesmo estado onde o ocorreu o colapso da mina Bulla Loca nesta semana.

O número oficial de vítimas mortais, no entanto, contradiz o publicado pela ONG SOS Orinoco, que afirma que as mortes subiram a 18.

A ONG condenou o que considera ser uma atividade perigosa devido às condições de trabalho e aos equipamentos utilizados.

Segundo a entidade, outro acidente semelhante ocorreu no dia 12 de novembro, mas naquela ocasião foram registrados apenas feridos.

Desta vez, acrescentou a SOS Orinoco em seu relato no X (antigo Twitter), “um barranco de 10 metros desabou na mesma mina: pelo menos 18 venezuelanos e indígenas morreram e 3 brasileiros ficaram feridos”.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
espanholVer original