Venezuela abre investigação contra editores de site de contagem eleitoral da oposição
Portal divulgado pela líder oposicionista María Corina Machado aponta vitória de Edmundo González
O Procurador-Geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse nesta quarta-feira (7) que o Ministério Público da Venezuela decidiu abrir uma investigação criminal contra os editores de um site que mostra os resultados eleitorais coletados pela oposição do país.
“Foi decidido iniciar uma investigação criminal contra os responsáveis pela publicação e manutenção do site”, disse Saab em comunicado, citando falsificação de documentos públicos, crimes informáticos e conspiração.
#AHORA MINISTERIO PUBLICO INICIA INVESTIGACIÓN PENAL A LOS RESPONSABLES DE LA FRAUDULENTA PAGINA https://t.co/8mYHX7Ahv7 POR FALSIFICACIÓN Y FORJAMIENTO DE DOCUMENTOS PUBLICOS ( actas electorales ) @MinpublicoVEN #INFORMA que como consecuencia de la irresponsable y temeraria… pic.twitter.com/shfvPY8CQD
— Tarek William Saab (@TarekWiliamSaab) August 7, 2024
A oposição a Nicolás Maduro divulgou, na noite de quarta-feira (30), um site que mostrava uma contagem de votos paralela à realizada oficialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nas eleições presidenciais venezuelanas.
O portal “https://resultadosconvzla.com/” é, segundo a oposição, abastecido pelas atas eleitorais que foram obtidas e digitalizadas pelos opositores.
“Edmundo venceu, Venezuela venceu. Conheça ao vivo os resultados das eleições presidenciais de 28 de junho”, escreveu a líder oposicionista María Corina Machado em publicação no X (antigo Twitter).
Eleição na Venezuela teve urna eletrônica e voto impresso; entenda